sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Escola Isaura Costa lança o Projeto: A Geometria no lugar onde vivemos.


“A Geometria faz com que possamos adquirir o hábito de raciocinar, e esse hábito pode ser empregado, então,
na pesquisa da verdade e ajudar-nos na vida.”
Jacques Bernoulli


Introdução:
A geometria ajuda o aluno a apreciar e valorizar as formas que existem ao seu redor, ajudando-o a relacionar ideias geométricas com números e medições. Ao trabalhar na sala de aula, os alunos se interessam de modo natural e espontâneo. Ela está presente em toda parte.Este conhecimento básico de geometria serve para se orientar, se comunicar, estimar distâncias, fazer medidas ou apreciar as formas da natureza e das artes. É necessário fazer um trabalho mais intenso no ensino fundamental, para que eles possam prosseguir com mais facilidade depois no Ensino Médio e posteriormente na faculdade. Desta forma, o projeto A Geometria no Lugar Onde Vivemos traz o desejo de darmos início ao trabalho da geometria em sala de aula visto com outros olhos, com a importância com ela deve ser trabalhada, inclusive com as turmas do ensino fundamental anos iniciais. Construir um caminho de trabalho prático associado sempre à vivência cotidiana de nossos alunos.

Justificativa:
Desenvolvendo este projeto visamos mostrar a presença da geometria no dia a dia de nossos alunos. Aumentar o interesse dos mesmos nesta área e melhorar a sua visão espacial, auxiliando-os na distinção entre os inúmeros conceitos existentes na geometria e tão utilizados em nossas vidas. Explorar as características das figuras geométricas, identificar os conhecimentos existentes em nosso redor, construir e formar noções básicas sobre a geometria, sua importância e utilização no dia-a-dia.

Objetivo Geral:
Desenvolver nos alunos a capacidade de compreender a Geometria em seu redor, fornecendo ferramentas e subsídios para que possam aumentar sua motivação no estudo e na aplicação desta utilizando para isso experiências práticas e vivenciadas em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário