domingo, 7 de agosto de 2011

INSTITUIÇÃO DE AMPARO AO MENOR

O Estatuto da Criança e do Adolescente no dia 13 de julho completou 21 anos de existência, porém até o momento não tenho visto as políticas públicas que são listadas na Lei 8.069/90 serem efetivadas na sua totalidade, o que observo é que muitas pessoas tem bastante teoria, tem acesso ao governo municipal, estadual e até federal, mas preferem viver em eventos exibindo os seus conhecimentos, enquanto isso crianças e adolescentes continuam sendo esquecidos pelos nossos governantes.
Existe em Itapetinga Bahia uma Instituição não governamental que tem feito um trabalho maravilhoso desde o dia 07/01/1984, ou seja, a 27 (vinte e sete) anos, esta entidade tem como objetivo principal a promoção e amparo de crianças e adolescentes, em risco pessoal e/ou social, desprovidas de recursos básicos para a sobrevivência; educá-las para lutar por um ideal e prepará-las para inserção, imediata ou futura, em mercado de trabalho.
Alguém conhece esta instituição?
Vou dar mais umas dicas: Como disse foi fundada no dia 07/01/1984, fruto da C.F. do ano anterior, intitulada “FRATERNIDADE SIM, VIOLÊNCIA NÃO” por um grupo da Igreja Católica, liderado Pe. RENÉ VAN LOOY e prof.ª LINDINALVA SANTOS DE CARVALHO.



Já descobriu?
Isso mesmo é a IPAM (Instituto de Promoção e Amparo ao Menor), que é uma entidade filantrópica, cadastrada no CNPJ sob o n° 13.240.585/0001-69, registrada como utilidade pública estadual, sob o n° 4.986 e CMDCA sob o n° 02/98.

Linha de ação da IPAM
Pautado na Lei 8.069/90 de 13/07/1990 ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), no artigo 4°, a IPAM oferece aos Educandos oficinas lúdico-pedagógicas, desenvolvidas por monitores específicos na área do esporte/cultura e lazer, a saber:
Oficinas de:
·         Artes cênicas;
·         Práticas musicais;
·         Canto e Coral;
·         Dança;
·         Artesanato;
·         Jogos diversos;
·         Esportes (várias modalidades);
·         Natação e Capoeira.
após a realização dos trabalhos, cada um tem seu café da manhã, logo então participam das oficinas individuais, tomam banho e almoçam na IPAM, 100 crianças estão matriculadas, sendo que 89 são freqüentes.
Este trabalho vêm sendo desenvolvido através de parcerias, a Prefeitura Municipal é uma parceira forte da IPAM através de um convênio, outro parceiro é a Comunidade JUST-AVALIÊR comandada pelo Padre René que foi o fundador da IPAM, além de algumas Secretarias Municipais que também tem ajudado no trabalho da Instituição.
Como faço para contribuir com a IPAM?
A sociedade também pode contribuir, e para isso foi criada a campanha Sócio-contribuinte, para participar a pessoa precisa fazer uma ficha na Instituição, indo até o escritório localizado na própria sede ou através do telefone (77) 3261-9848; podem também participar através do débito em conta. As informações sobre este processo serão passadas pela diretoria, se preferir tem ainda o sócio-contribuinte residencial, uma pessoa da Instituição irá mensalmente até a residência do contribuinte para fazer a arrecadação. Seja você um contribuinte da IPAM, ajude no social de jovens que só querem uma oportunidade na vida, se quiser faça uma visita a Instituição e veja como vem sendo desenvolvido os trabalhos da IPAM junto a sociedade.
Resultado esperado
Através da auto-estima, do incentivo á capacidade individual e do investimento nas habilidades peculiares, apostamos em educandos cônscios dos direitos e deveres e em futuros cidadãos preparados e capacitados para enfrentar com honestidade e responsabilidade as funções aos mesmos confiadas e com estrutura para interagir positivamente na família de origem e base para a formação familiar futura.
Presidente da IPAM Silêncio Filho.

Fonte: IPAM e Tribuna de Itapetinga





Clébio lemos
Conselheiro Tutelar de Itapetinga


Nenhum comentário:

Postar um comentário