segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Como lidar com a gravidez da filha adolescente

Conversar sobre a experiência da gestação e das responsabilidades é papel da mãe
Mãe e filha - Foto Getty Images
Ainda com cara de criança, ela observa a barriga crescer e, com medo, vai se preparando para a chegada do bebê. Os casos de adolescentes grávidas no Brasil multiplicam-se: mais de um milhão de meninas entram para as estatísticas a cada ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Sem saber ao certo como agir, as mães dessas adolescentes são obrigadas a se conformar com a idéia de que, em breve, vão se tornar avós.

Conseguir apoiar a filha mas sem retirar a responsabilidade que cabe a ela é um dos fatores mais complicados, que acaba deixando as mães confusas, além de gerar situações extremas , afirma a psicóloga Martha Daud.


Para entender um pouco como essa relação precisa ser ajustada o MinhaVida conversou com duas especialistas no assunto, que explicam qual a melhor maneira de tratar o assunto sem provocar mais traumas do que os naturalmente esperados.
Teste de gravidez - Foto Getty Images
Como enfrentar a situação
Explicar para filha a responsabilidade da palavra mãe é um dos primeiros pontos a serem abordados. Por mais que a situação pareça difícil, é dever das mães passar essas informações para a adolescente.

O momento que a mãe descobre a gravidez da filha é o mais adequado para que elas virem amigas. Gritar ou demonstrar desprezo é algo perigoso que pode ser gravado na mente de uma menina. Esse também é o momento de explicar tudo que irá acontecer durante a gravidez e até mesmo depois dela , diz Martha

A psicóloga Fernanda Grimberg, da Clínica Luisa Catoira, lembra que esse é o melhor momento para que a menina receba apoio e carinho da família. Dentro do possível, a reação deve ser de apoio. Mesmo que não seja uma gestação programada, o momento é de suporte. Ajudar a filha a amadurecer para poder cuidar de seu próprio filho. Só vale lembrar que apoio não significa "fazer pelo outro", e sim, dar suporte, direcionar. A adolescente precisa ficar ciente de suas responsabilidades.
Explicar para filha a responsabilidade da palavra mãe é um dos primeiros pontos a serem abordados.
Maus Tratos
Um grande problema da gravidez na adolescência está diretamente ligado com os maus tratos que essas meninas enfrentam durante a gravidez, caso que aumenta as chances de desencadear uma depressão pós-parto e acabam com a auto-estima dessas meninas, que se sentem fracas e desprotegidas. 

A gravidez é um período muitíssimo delicado para a mulher. Sendo assim, tudo que acontece durante a gestação é altamente influenciável no processo como um todo, não só para a gestante como para a saúde do bebê. A depressão pós-parto está ligada a uma questão hormonal e a uma predisposição genética, mas diversas pesquisas mostram que quando a mulher sofre maus tratos as chances de a depressão aparecer se potencializam , afirma a psicóloga Martha Daud.
Os pais, normalmente, ficam mais nervosos e acabam se desligando da situação ou tornando a vida da filha uma verdadeira loucura.
Os problemas ligados aos maus tratos não param por aí, outros casos que geram muitos perigos durante a gravidez também estão envolvidos com o lado psicológico da mulher. Existem muitos diagnósticos físicos que podem ser desencadeados por descompensações emocionais ligadas a maus tratos. Muitos casos de hipertensão na gestação (DHEG - Doença Hipertensiva Específica da gravidez), ou diabetes gestacional,são bons exemplos disso , lembram as especialistas.

O Pai dela não aceita
Os pais, normalmente, ficam mais nervosos e acabam se desligando da situação ou tornando a vida da filha uma verdadeira loucura.

Esse é um tema que as especialista são diretas: Quando algo não vai bem, é o momento de conversar. Depois da conversa o pai pode continuar não aceitando, afinal isso é um direito dele. Mas a filha precisa esclarecer o que está acontecendo e pedir a compreensão dele , ressalta Martha.

Essa situação começa a melhorar quando os novos avôs encontram com o neto e acabam ficando mais sensibilizados. Ao nascer, o bebê tende a apaziguar os avós. Mas isso não dispensa o diálogo, inclusive contando com apoio de um profissional se for possível.
Mãe e filha - Foto Getty Images
Carinho ou mimo
Algumas mães acabam se sentindo culpadas e até mesmo penalizadas com a situação da filha, enchendo a adolescente de mimos exagerados, tirando um pouco da responsabilidade que ela precisa assumir. Esse é um caso bem complicado e pode acabar gerando problemas sérios quando o bebê nascer.

Quando se engravida, para ser uma boa mãe é preciso amadurecer. Sendo assim, uma adolescente que engravida, recebe o apoio familiar nesse sentido, deve entender a seriedade que é ser mãe. Em todos os prazeres e dificuldades dessa situação, não ser envolta de carinhos exagerados diz Fernanda Grimberg.

Martha é ainda mais enfática quando o assunto é mimo. Mimar jamais! A responsabilidade deve ser delegada a essa adolescente. Ela terá que enfrentar todas as fases que vierem pela frente. Apoio, sim. Mas nada de mimo, a adolescente precisa arcar com as conseqüências da sua decisão, desde antes do parto.
Os comentários maldosos
As pessoas apontam na rua, as vizinhas comentam, as amigas da escola olham torto... É difícil aceitar tudo isso sem ficar, no mínimo, chateada. As especialistas afirmam que a mãe deve sempre defender sua filha desses comentários, evitando ao máximo que a auto-estima da menina seja atingida.

Conversar, explicando que esses comentários não devem ser levados em conta é a melhor reação , diz Martha. Esse apoio pode estreitar a ligação entre mãe e filha, reforçando um instinto acolhedor que facilmente será percebido pela adolescente, finaliza Fernanda Grimberg.
Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário