quarta-feira, 8 de junho de 2011

O QUE ESTAMOS FAZENDO?

QUE FUTURO TEREMOS COM TANTAS CRIANÇAS ABANDONADAS?
Por: Tiago Bottino J. Brige*

Outro dia passava pelas ruas e vi uma quantidade enorme de meninos e meninas pedintes pelo centro, isso me deixou constrangido e entristecido. O que estamos fazendo?
O ECA foi aprovado para proteger as crianças e ao mesmo tempo proteger o país. Por quê? Uma criança protegida, educada, orientada e com as condições plenas para o desenvolvimento dificilmente se envolverá com a criminalidade, com drogas ou mesmo com a prostituição, e assim o futuro delas e do país ficam garantidos.
O ECA completou 20 anos recentemente, e a pergunta que devemos fazer é: o que de fato mudou? Cada dia milhões de crianças são jogadas para fora do útero e lançadas na sociedade sem sequer saberem o nome do pai, encontradas em lixos, esgotos, grotões... Tornou-se uma coisa tão comum encontrar BEBÊS jogados pelos cantos
que a matéria nem mais é publicada sobre o assunto. Tornou-se tão comum encontrar recém nascidos jogados em lixeiras que a notícia sequer é divulgada na TV, tornou-se desinteressante.
O governo só se lembra do ECA quando ocorre a prisão de um menor: ‘ÊPA! Prisão não, apreensão! E ele já foi liberado cumpade!” Todos os outros direitos das crianças são esquecidos.
Nossos governantes deveriam ser presos! Presidentes, deputados, senadores, vereadores, governadores, prefeitos... Todos são omissos diante da exclusão e conseqüente criminalização de milhões de vidas inocentes.
Essas crianças que hoje moram nas ruas, que são abandonadas pelos pais, criadas por famílias desestruturadas... Potencialmente estarão inseridas no mundo do crime. É A REGRA! Precisamos urgentemente buscar políticas públicas que venham a combater o abandono, a marginalização e o ABORTO SOCIAL das nossas crianças, como uma forma de proteger a própria sociedade de um mal maior no futuro.
Ninguém nasce com uma arma nas mãos, nem com um pito de crack na boca, nem traficante, médico ou policial... Fazemos-nos assim pela necessidade e pelas condições que tivemos na vida. Dá para você visualizar o futuro quando olhamos para uma criança abandonada?
No Brasil precisamos urgentemente APLICAR programas Sociais e de Planejamento Familiar VERDADEIRAMENTE EFICIENTES, comandados por pessoas especialistas e com competência, não MAURICINHOS e PATRICINHAS com indicação política. Temos que debater o ECA, buscando formas de obrigar o estado a cumprir todas as resoluções lá apresentadas, principalmente no que dizem respeito a Educação e ao amparo e proteção da criança.
Podemos começar isso agora, aqui em Itapetinga. Ficamos esperando que as coisas sejam feitas em Brasília, e nos esquecemos de cuidar de nossa própria cidade.
Iremos, todos nós, pagar um alto preso pela miséria em que as nossas crianças estão vivendo. Esse preço será debitado em nossos filhos ou mesmo netos. Acredita Nisso?


*Tiago Bottino J. Brige
- Pedagogo - Coordenador Pedagógico do Estado
- Inspetor do Preve - Programa de Prevenção à Violência e o Uso de Drogas
- Diretor do Itapetinga Agora
- Policial Militar

Um comentário:

  1. Precisamos urgentemente APLICAR programas Sociais e de Planejamento Familiar VERDADEIRAMENTE EFICIENTES, comandados por pessoas especialistas e com competência, não MAURICINHOS e PATRICINHAS com indicação política. Temos que debater o ECA, buscando formas de obrigar o estado a cumprir todas as resoluções lá apresentadas, principalmente no que dizem respeito a Educação e ao amparo e proteção da criança.

    Endosso as suas palavras meu querido.

    ResponderExcluir