domingo, 12 de junho de 2011

São João: PRF lança Campanha em Favor da Vida e da Paz no Trânsito

PRF
A Polícia Rodoviária Federal-PRF estará realizando  de 16 a 30 de junho, a Campanha em Favor da Vida e da Paz no Trânsito,  ação que tem como objetivo sensibilizar a sociedade baiana para a importância da doação de sangue, principalmente em períodos de grandes festejos populares, como o São João, quando grande parte da população tradicionalmente se desloca pelo interior do estado, aumentando os riscos de se envolver em acidentes. “Em épocas de grandes festas populares, geralmente, ocorre uma grande concentração popular e, infelizmente, há um aumento significativo de acidentes de toda monta. Esse período é também marcado pela grande evasão de pessoas por conta das festas, férias escolares etc”.
Para a PRF, o período da festa junina é, sem dúvida, a época mais preocupante, pois há um crescimento significativo nos números de acidentes e vítimas. Em 2010, durante a operação São João houve um aumento de 32,56% dos acidentes, 40% dos feridos e 52,38% no número de mortos, comparados com a mesma operação em 2009.
A combinação dos elementos festa junina + férias + fogos de artifícios + álcool + direção de veículos, fazem com que esse período seja um dos mais críticos, também, para os Hemocentros da Bahia que tem seu estoque do banco de sangue bastante reduzido. Tal fato levou a PRF/Bahia desenvolver esta campanha em  prol da vida e pela paz no trânsito, pois entre janeiro e maio deste ano, a PRF já registrou 4.108 acidentes com 2.468 feridos e 316 mortos, sendo 90 % desses números causados por imprudência no trânsito.
Dicas importantes:
a)   Respeito aos limites de velocidade;
b)   Não dirigir sob efeito de álcool ou substância de efeito análogo;
c)   Não ultrapassar em local proibido;
d)   Utilizar o cinto de segurança (todos os ocupantes, inclusive no banco traseiro);
e)   Conduzir motocicleta com segurança e utilizar os equipamentos de proteção adequados;
f)    Ter atenção aos trânsito de pedestres, principalmente nos perímetros urbanos;
g)   Observar e obedecer a sinalização;
h)   Checar as condições do veículo, a documentação pessoal e do carro;
i)     Salvar vidas, doar sangue.

Conselho Tutelar de Itapetinga
Em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário