sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ITAPETINGA: I Palco Iluminado de Histórias

O evento acontecerá no dia 21 de dezembro na FACI – Fundação Associação Cultural Itapetinguense.
Por: Manoel Neto
As histórias sempre fascinam o ser humano. Nas palavras ditas ou escritas de um bom narrador, os episódios adquirem vidas. Somos então transportados para outro mundo real. Lá acompanhamos os personagens em suas aventuras e em seus dramas, compartilhamos suas alegrias e tristezas. A arte de contar histórias é milenar. Após a invenção da imprensa a narrativa oral perdeu o status de principal maneira de transmitir saberes. No entanto, há sociedade que durante séculos utilizaram a palavra para manter a sua cultura, geração após geração. Todo povo tem histórias que contam as coisas que precisam saber. Elas acompanham nossa vida, desde pequeno. Quem nunca parou para ouvir uma boa história contada pelo avô, pela avó, pela mãe ou por uma babá? Quem não gosta de ouvir ou de ler uma boa história?
As histórias são patrimônios da humanidade. E sabendo que, ouvir e contar histórias desenvolve a imaginação, resgata a cultura oral e incentiva a escrita, proporciona momentos lúdicos e de interação com o público. 
O espetáculo Palco iluminado de histórias tem como objetivo despertar no ouvinte o gosto pela leitura, resgatar a oralidade através da contação de história, arte milenar que encanta gerações, levando o público a se emocionar, rir e se encantar com o espetáculo e pretende presentear os ouvintes com um repertório de história da literatura brasileira, bem como história do imaginário popular. Estará reunido em um só espetáculo autores como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Bia Bedran, Joel Rufino dos Santos, Maria Heloisa Penteado, dentre outros.  O espetáculo Palco iluminado de Histórias é uma iniciativa do Projeto Amigos da Leitura e será apresentado pelo contador de história Manoel Neto, sob a coordenação do Professor Antonio Maciel e Roberta Dantas e acontecerá no dia 21 de dezembro FACI – Fundação Associação Cultural Itapetinguense. 
Foto
O ponto alto do evento serão as histórias da literatura brasileiras e outras de domínio público interpretadas, tendo a voz como principal instrumento. Com o objetivo de dar musicalidade ao texto a Fundação Movimento de Corais Cantos das Artes terá participação especial e fará também a abertura do evento. 
Manoel Neto Costa Ferreira, idealizador do espetáculo é Pedagogo, professor, contador de história desde 1992, articulador de leitura, coordenador do Projeto Amigos da Leitura e colunista social do Jornal Dimensão. Ele convida a todos para participarem desse evento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário