sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Garoto cai de árvore, bate a cabeça e morre por falta de UTI em Goiás

Família responsabiliza sistema público de saúde pela perda do jovem. Atendimento foi adequado, segundo Hospital Municipal de Mineiros.
O estudante Lucas Ferreira dos Santos, 15 anos, morreu em consequência da queda de uma árvore, quando bateu a cabeça no chão, na segunda-feira (10), no município de Mineiros, região sudoeste do estado. O menor chegou a ser socorrido pelos bombeiros e levado a um hospital público da cidade, mas de acordo com denúncia feita pela família, na quinta-feira (13), o jovem acabou morrendo por falta de atendimento especializado. A família da vítima não conseguiu um leito em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou um médico neurologista para atender o garoto na cidade. O passo seguinte foi pedir a transferência para o Hospital de Urgências de Goiânia ou de Santa Helena, mas segundo eles, a Central de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde informou que não havia vagas.


saiba mais
A tia de Lucas, Maria Conceição da Silva, reclama. “Se o meu sobrinho tivesse morrido tendo assistência dos médicos, eles ajudando, colaborando, até que a gente se conformava. Eu não me conformo da maneiro como ele morreu, porque ele morreu à míngua”, revolta-se.
Lucas ficou 17 horas internado em um hospital público da cidade. Depois disso, ele foi transferido para um hospital particular conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), que também não tem UTI. O adolescente já havia sofrido uma parada cardíaca e acabou morrendo poucos minutos depois da transferência. “Eu tenho certeza, se ele estivesse em um hospital adequado na hora em que ele deu aquela crise, ele não teria morrido”, critica a tia de Lucas.
A direção do Hospital Municipal de Mineiros informou à TV Anhanguera que o adolescente recebeu todos os cuidados necessários. Por nota, a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás informou que desde o momento em que foi solicitada a transferência eles tentaram uma vaga, mas nenhum hospital de Goiânia tinha leito de UTI neurológica disponível. Na sexta-feira (14), a SES enviou um comunicado ao G1 afirmando que, por meio do Complexo Regulador Estadual, em nenhum momento recebeu pedido de solicitação de vaga de UTI para esse paciente, devido a uma falha no envio do pedido. Caso a solicitação tivesse sido enviada corretamente, o Complexo Estadual teria tentado uma vaga para o paciente no Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena, que possui UTI e equipe de neurocirurgiões.
Fonte: G1 GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário