sábado, 17 de novembro de 2012

A escola do futuro na Rocinha!

O Brasil tem uma imensa dívida com a população que se encontra espremida nas favelas dos grandes centros urbanos, quase toda vinda de regiões do país onde ela não teve oportunidades de sobreviver e criar sua família. Não precisamos lembrar que, já no início da década de 70, especialistas israelenses vieram trazer e ensinar ao Brasil suas práticas de irrigação que, bem desenvolvidas, poderiam ter mudado a realidade em nosso nordeste...
O país tem empurrado essa problemática com a barriga, mas algumas iniciativas chegam a ser comoventes de tão bem intencionadas e ao mesmo tempo assustam pelo seu arrojo. Será que o país está preparado para acolhê-las? Será que a inveja e a mediocridade geral não poderão colocar tudo a perder?
O vídeo acima mostra o programa GENTE, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que criou o Ginásio Experimental Carioca, na favela da Rocinha. Esse programa poderá mostrar a todo o Brasil e ao mundo como é fácil tornar a vida escolar algo realmente conectado com a realidade. A vida, hoje, é muito diferente do que há trinta anos, quando já se falava que a escola estava desvinculada da realidade. Se isso já era verdade há trinta anos, hoje então trata-se de um fosso vertiginoso!
O Ginásio Experimental Carioca repensa a instituição escola, coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem, não como receptor, mas construtor de conhecimentos, utilizando as novas tecnologias e estimulando a cooperação e a colaboração, dentro de um projeto arrojado de gestão.
Já falamos aqui da Educopédia, um projeto que dispensa esclarecimentos, basta navegar no site como visitante para perceber como é bem estruturado, traduzindo todo o currículo escolar tradicional em material pedagógico atraente, desde o 1º até o 9º ano do Ensino Fundamental. A Educopédia está no coração do projeto GENTE. 
Também mostramos aqui o compromisso da Secretária Claudia Costin com os alunos de sua rede e até a "lançamos" como candidata a Presidente do Brasil, uma convicção que se torna cada vez mais firme para nós, pais de alunos de escolas públicas. Nenhuma outra personalidade, em todo o país, demonstra ter o mesmo foco e competência para fazer o Brasil avançar na área educacional, que finalmente parece estar no centro das atenções da sociedade. 
Este novo projeto da SME do Rio de Janeiro também possui o mérito de devolver à comunidade da Rocinha sua dignidade, o que passa muito longe da proteção policial...
Mais uma vez parabenizamos a Secretária Claudia Costin e fazemos MUITOS VOTOS de que esse programa não seja visto apenas como mais um que vai - certamente - ganhar prêmios em nível internacional, mas uma iniciativa que, além do valor educacional, coloca crianças de favela como prioridade. O GENTE poderá finalmente mostrar que crianças humildes, desnutridas e de família pobre, filhas de pessoas que não têm condições de ajudá-las na tão decantada "lição de casa" (essa coisa que ninguém sabe ao certo a que vem), são tão inteligentes e talvez até mais fáceis de educar do que os filhos dos assim chamados cidadãos "de primeira classe". Talvez é disso que o Brasil tem mais medo e esse é o choque que a nossa sociedade precisa levar...
Fonte: http://educaforum.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário