sábado, 17 de novembro de 2012

RESPIRE BEM: 17 de Novembro, Dia Mundial do Não Fumante

Três semanas (21 dias) é o tempo suficiente para que uma jovem fique dependente do tabaco, mesmo que fume 2 cigarros por dia. Um rapaz pode levar até seis meses (183 dias).
Em todo o mundo, 14 em cada 100 adolescentes são fumadores, 3 em cada 100 adolescentes começam a fumar aos 10 anos. Metade dos adolescentes fumadores quer deixar de fumar.
Passos para deixar de fumar
1 - Assinalar o dia na agenda e levar o compromisso a sério.
2 - Contar a intenção a familiares e amigos.
3 - Armazenar pastilhas sem açúcar, paus de canela ou outros substitutos.
4 - Escolher um plano para deixar de fumar: substitutos de nicotina? Consulta de apoio? Terapia?
5 - No dia em que deixar de fumar, deitar fora os cigarros e isqueiro. Contornar o hábito de juntar o tabaco com o café, ou fumar enquanto se espera, estuda, trabalha ou se está com os amigos.
6 - Manter-se activo. Fazer exercício; beber muita água; reduzir o álcool.

Relato de um ex-fumador
Após o último cigarro: melhoria para a saúde, 20 minutos: Pressão arterial e pulso normalizam
8 horas: Níveis de nicotina e monóxido de carbono no sangue descem para metade. Oxigênio atinge valores normais. 24 horas: Os pulmões começam a expulsar os detritos do fumo, 48 horas: A nicotina é eliminada do corpo. Apuram-se o paladar e o olfacto. 72 horas: A respiração é mais relaxada. Ganha-se energia. 2 a 12 semanas: O sangue circula bem pelo corpo. É fácil caminhar e fazer esforços. Diminuem as olheiras e a palidez da pele. O hálito melhora. 3 a nove meses: Diminui a farfalheira e a tosse. Inspira-se mais ar.
1 ano: Já se poupou mais de 750 euros.
5 anos: Risco de problemas cardíacos é 50% inferior ao do fumador. 10 anos: Risco de AVC e de ataque cardíaco é igual ao dos não fumadores. Probabilidade de cancro no pulmão é 50% inferior do que num fumador. Pouparam-se 10 mil euros.
Extraído do blog Mata Roma em Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário