segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O que é trabalho para você?

Um dos materiais de divulgação e mobilização da campanha É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente é um encarte sobre o tema produzido por um grupo de adolescentes e jovens de São Paulo. Esses meninos e meninas têm a tarefa de ser a voz adolescente dessa campanha. Por isso, produzem conteúdo para o site da rede Promenino Fundação Telefônica e participam das ações de lançamento da campanha em sete estados do país. O processo educomunicativo de produção desse encarte foi também um processo formativo para esses adolescentes e jovens. Isso se deu por meio de dinâmicas que auxiliaram uma construção coletiva de conceitos, reflexões e debates de forma gradativa e dialógica, o que os empoderou de conhecimentos que agora podem ser multiplicados pondo em prática o que chamamos de educação entre pares.
Em uma dessas dinâmicas, foi discutido o conceito de trabalho. Entender melhor o que isso representa na perspectiva dessa fase da vida foi de fundamental importância para o processo de afirmação da adolescência. Isso possibilitou a construção de conceitos e idéias em torno do problemático fenômeno do trabalho infantil que assola a vida de milhares de brasileirinhas e brasileirinhos. Confira:
“É algo que fazemos para conseguir alguns benefícios, materiais ou imateriais.”
“Uma forma de auxílio para alcançar seus objetivos.”
“Hora de vivência. Tudo aquilo que se tem aprimorado desde casa até na rua. Porém, é cansativo, é preguiça, dependendo da situação é divertido, é estressante. É a valorização de uma iniciativa com cada um e cada qual.” (Rodrigo)
“O ato de prestar serviços em troca de uma remuneração. Trabalhar muitas das vezes se torna uma pressão, uma obrigação, quando na verdade deveria ser algo que você goste de fazer porque parte de trabalhar ajuda a formar uma pessoa. Trabalhar cedo pode te transformar em uma pessoa melhor, ou não. Por isso, trabalhar cedo deve ser bem opcional.”
“Trabalho é o que transforma um objeto. É um processo de mudança para quem trabalha, mesmo que muito pequeno.”
“Necessidade financeira ou obrigação.”
“Qualquer tipo de função exercida por alguém ou algo. Acho que o trabalho torna-se uma expressão muito forte, traumatizante, mas, em alguns casos, acaba sendo útil e3 até mesmo necessário. O trabalho sem nenhuma remuneração educacional para a adolescência é desnecessário.”
“Dedicar energia em algo que tenha sentido para si.”
“Inspirar o novo.”
“Fazer algo que goste.”
“Experiência de vida. Com o trabalho conseguimos a liberdade. Independência.”
“Liberdade. Independência.”
“O trabalho para mim é uma responsabilidade muito grande, pois nele criamos novas visões sobre o que queremos exercer. O trabalho se torna cansativo quando não é a área que tanto gostamos, até porque quando gostamos, definitivamente, trabalhamos com amor na função, sendo ela cansativa ou não.”
“Realizações necessárias para sua sobrevivência.”
“É uma obrigação que todos devem ter porque sem o trabalho ninguém sobrevive, mas essa obrigação não desde pequeno, mas quando já se está adulto. O trabalho para a criança é desnecessário, mas também ajuda a aprender muitas coisas.”
*As opiniões acima pertencem aos integrantes do grupo de adolescentes e jovens comunicadores que produzem conteúdo para a campanha É da nossa conta! Trabalho Infantil e Adolescente. 
Akhim Salles Nazareth, Anna Paula Pereira, Bianca Amancio, Caio César Ferreira, Camila Andrade Vaz, Carlos Eduardo Silva Ferreira, Caroline Silva, Evellyn Ferreira, Isabela de Andrade Vaz, Luan Belmiro, Mariana Rosário, Mike Tavares Pereira, Rodrigo Santos, Stephanie Modesto Pereira e Vitória Rodrigues, adolescentes e jovens comunicadores de São Paulo* 
Créditos: Caroline Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário