sexta-feira, 16 de maio de 2014

MAIQUINIQUE: Caminhada organizada pelo o Conselho Tutelar marcou o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração sexual

Uma caminhada pelas principais Ruas da cidade nesta sexta-feira (16), marcou o “18 de Maio” – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Maiquinique. 
A marcha, promovida pelo CONSELHO TUTELAR DE MAIQUINIQUE, que tem o apoio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Administração, Secretaria de Esporte Cultura e Lazer, Secretaria de Saúde, Selo do UNICEF deste município, Câmara de Vereadores, locutor Gilberto Reis, CRAS, Rádio Maiquinique FM 104,9 e toda a comunidade, a marcha saiu às 10h da Praça Antônio Sergio, com a participação de crianças, adolescentes e integrantes das entidades ligadas à defesa do direito à infância que transcorreram as principais Ruas e parando na Praça Lomanto Junior. 
Durante o percurso, houve distribuição dirigida de folhetos de conscientização sobre o combate ao Abuso e Exploração Sexual Comercial.
O trabalho tem como proposta sensibilizar a comunidade contra o abuso e maus tratos cometidos contra meninos e meninas e incentivar a denúncia. Em Maiquinique, entre 2012 e 2014, o CONSELHO TUTELAR, atendeu 36 crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, assim relata os Conselheiros Zoraia da Silva de Oliveira, Neiara Ferreira Santana, Lilândia Lima da Silva e Washington Alves da Silva.
“A exploração sexual infantojuvenil é uma das piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos. Precisamos mobilizar a sociedade, estimular e encorajar as pessoas a prevenir e denunciar situações de violência contra meninas e meninos, pois o trabalho é muito árduo e sabemos das dificuldades enfrentadas por nós nesse combate”, disse Washington Alves da Silva, Conselheiro Tutelar deste município. 
Atividades
Durante esse mês, o Conselho Tutelar coordena as atividades nas escolas com o tema "Faça Bonito contra o Abuso e a Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes", na Cidade de Maiquinique. A proposta é "chamar a atenção de autoridades e Comunidade em geral da nossa cidade para uma fiscalização mais intensa, para assim minimizar esses tipos de violações. 
Denuncie
As denúncias podem ser feitas através do Disque 100, pelo Conselho Tutelar (77) 9162-3026, ou na Delegacia de Policia Civil.
Por meio do telefone 100, Disque Direitos Humanos, o usuário pode denunciar violências, colher informações sobre o paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas – independentemente da idade da vítima – e obter informações sobre os Conselhos Tutelares.
O serviço funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização em um prazo de 24h. A identidade do denunciante é mantida em absoluto sigilo.
Dia 18 de Maio
"Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater".
A escolha da data é uma forma de lembrar o caso Araceli Cabrera Sanches. No dia 18 de maio de 1973, Araceli, então com oito anos, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por integrantes de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar. O silêncio de muitos resultou na impunidade dos criminosos. +FOTOS ABAIXO
Fonte do Conselho Tutelar de Maiquinique








































Nenhum comentário:

Postar um comentário