quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Caras-pintadas protestam contra corrupção em Salvador


Com os rostos pintados cerca de 500 pessoas protestaram contra corrupção em passeata que deixou o Campo Grande por volta de 14h40 desta terça-feira, 15, e chegou à Praça Municipal de Salvador por volta das 16h. Os manifestantes, organizados por meio de redes sociais, ocuparam a Praça Municipal, escalaram as pilastras da Câmara de Vereadores e penduraram faixas contra corrupção na fachada da Casa. Em seguida, fizeram uma assembleia para decidir quando será o próximo protesto. Por fim, os manifestantes recolheram assinaturas para a proposição de um projeto de Lei que torna a corrupção crime hediondo.
Em meio ao grupo houve, ainda, jovens com faixas e cartazes pedindo a anulação da edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O reclame é feito em função da decisão do Ministério da Educação e Cultura (MEC) de anular 14 questões porque alunos do Colégio Christus, em Fortaleza, tiveram acesso antecipado aos itens por meio de pré-testes aplicados na escola. Os jovens pedem realização de nova prova.
Em todo País – O protesto organizado pelo Facebook ocorreu em mais de 30 cidades brasileiras. Os internautas apoiam iniciativas como a Lei de Ficha Limpa e pede o fim da impunidade. Na Bahia, além de Salvador, o protesto ocorreu em Alagoinhas, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
A Marcha Anticorrupção de 15 de novembro é o terceiro protesto promovido por esses grupos em 2011, que agora unificaram a organização dos eventos. No dia 12 de outubro, as manifestações reuniram 20 mil pessoas em Brasília, duas mil na Avenida Paulista, em São Paulo, e 1.500 na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, segundo cálculos da Polícia Militar. Outras cidades, como Florianópolis, Belo Horizonte, Goiânia, Recife, Manaus, Fortaleza e Curitiba reuniram desde 15 participantes (caso de Manaus) a 2.500 manifestantes (Goiânia).
Fonte: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário