Os serviços oferecidos pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, se tornaram, ao longo dos anos, referência para diversos municípios, principalmente, no que diz respeito ao sistema de garantia dos direitos infantojuvenis. Prova disso, é que na manhã desta segunda-feira, 28, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itapetinga esteve em Conquista para visitar o Centro de Referência Especializada em Assistência Social/ Creas e o Programa Novo Olhar.
Eleni Novas |
“O Creas em Itapetinga está com uma demanda cada dia maior, ampliando seus atendimentos, por isso, nós tivemos a necessidade de procurar um Centro maior que já atua mais tempo do que o do nosso município, para nos inteirarmos de detalhes, tornarmos as ações do Creas mais eficientes, mais abrangentes para nossa equipe. E uma capacitação assim, no próprio local do atendimento, nós achamos que seria bem mais interessante do que apenas uma capacitação teórica. As informações que estamos recebendo aqui estão sendo muito proveitosas, porque tem algumas áreas que estão nos dando mais compreensão de como operar, trabalhar, agir na área, por exemplo, da educadora social”, explicou a coordenadora do Creas de Itapetinga, Elenir Novaes.
Segundo a coordenadora do Creas de Vitória da Conquista, Vanessa Severino, esta não é a primeira vez que o serviço que atende vítimas de violência psicológica, sexual, exploração ou negligências recebe equipes da assistência social de outros municípios. “Essa visita é uma troca de experiência. Hoje, estamos falando para a equipe de Itapetinga a respeito da metodologia, do trabalho desenvolvido aqui no Creas, desde o educador, o assistente social, o psicólogo. Nos sentimos privilegiados com essas visitas, em saber que o Creas de Conquista está passando as experiências que possui e que é uma referência pra esses municípios”, disse. Já visitaram o Creas conquistense, equipes das cidades de Poções, Planalto, Coaraci e Brumado.
"É um momento muito prazeroso em poder compartilhar com outros municípios a nossa experiência", concluiu a coordenadora municipal de Proteção Especial, Kátia Freitas.
Fonte/ Prefeitura de Vitória da Conquista
Clébio Lemos
Clébio Lemos
Nenhum comentário:
Postar um comentário