Os 30 anos de fundação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Uesb, foram comemorados na tarde de segunda-feira (21), em sessão especial da Assembleia Legislativa Estadual, proposição de autoria do deputado estadual Euclides Fernandes (PDT). A importância da instituição pública de ensino superior no contexto da educação de terceiro grau do Sudoeste da Bahia, foi enaltecida pelos diversos oradores que usaram a tribuna.
A sessão foi presidida pelo deputado Leur Lomanto Júnior, contando na mesa que dirigiu os trabalhos com as presenças do Secretário Estadual de Educação, Osvaldo Barreto, que representou o governador Jaques Wagner, deputado federal Roberto Britto (PP), deputado estadual Reinaldo Braga (PR), deputado Jean Fabrício (PCdoB), do Reitor da Uesb, Paulo Roberto Pinto, do membro do Conselho Estadual de Educação, Eduardo Boery, do presidente da Fapesb, Roberto Paulo e do ex-Reitor da Uesb, Abel Rebouças.
Com o emprego direto de mais de dois mil profissionais e indiretamente 1.400 trabalhadores, a Uesb executa anualmente um orçamento de mais de R$ 150 milhões “o que representa uma fatia considerável da economia da região”. Originária das extintas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Vitória da Conquista, a Uesb foi criada em 2001, com atuação multicampi, nas cidade de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. O deputado Euclides Fernandes, destacou em seu discurso a gestão do professor Abel Rebouças quando a instituição atingiu a marca de mais 16 cursos de graduação, um aumento de 61%, sendo criados oito cursos de mestrado e um de doutorado, passando de 53 para 300 doutores, triplicando o número de laboratórios, dobrando a quantidade da área construída. Foi enaltecido ainda que o crescimento da Uesb, já credencia a proposta de criação de uma nova instituição estadual, a Universidade Estadual do Médio Rio das Contas-Unerc, no município de Jequié.
Também participaram da sessão especial em homenagem a Uesb, os deputados Rosemberg Pinto, Capitão Tadeu, Marcelino gallo, Cláudia Oliveira, Bira Corôa e Maria Del Carmem. Os ex-deputados Ewerton Almeida e Isaac Cunha e os professores Carlos Perez, Ruy Macedo e Jorge Barros, dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário