quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Liberdade e Cidadania inicia curso para capacitação de internos no Presídio de Jequié


Diretor da unidade Ladislau Bulhões Neto e a coordenadora do projeto Andréia Leite fizeram a abertura do curso
Internos do Conjunto Penal de Jequié participaram  na tarde de segunda-feira (1), da aula inaugural do curso Preparando para a Liberdade, que faz parte do projeto Liberdade e Cidadania, resultado de um convênio entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela para inserir presos e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho.
Com duração de quatro meses, sempre às terças e quintas-feiras, no turno matutino, a capacitação ensinará os internos, noções de cidadania e valores éticos. Além de certificados, eles terão direito à remissão de pena – para cada 18 horas/aula é reduzido um dia da pena. A  coordenadora  do projeto,  Andréia Leite, disse que o objetivo do curso é estimular o apenado a transformar a sua realidade, por intermédio do trabalho. “Todo o suporte oferecido para o andamento do curso só tem sentido quando vemos esses internos, fora da unidade, trabalhando e progredindo”.
O projeto  Liberdade e Cidadania vem sendo implantado nas diversas unidades prisionais da capital e interior baiano, onde são oferecidos cursos nas áreas da   construção civil, artesanato, bijuteria, bordado, cabeleireiro, corte e costura, garçom, horta, informática, manutenção de computadores, modelagem, padaria, pintura em tecido, pintura em tela.  A iniciativa do projeto é do  Conselho Nacional de Justiça e desenvolvido  em parceria com os Tribunais de Justiça dos Estados.  O programa reúne um conjunto de ações voltadas à sensibilização de órgãos, empresas e sociedade civil, com o propósito de proporcionar, em âmbito nacional, oportunidades de reinserção social para presos, egressos do sistema penitenciário e cumpridores de penas ou medidas alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário