quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Prefeito de Itabuna decreta situação de emergência por dengue


Na Bahia, nesta quarta-feira, a prefeitura do município de Itabuna (a 433 km de Salvador), sul da Bahia, declarou situação de emergência devido ao risco de epidemia de dengue. O índice de infestação predial, que mede a quantidade de focos do mosquito da dengue nos imóveis, atingiu o patamar de 8,8% no município. O índice tolerável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é 1%. Na Bahia, em 2011, foram registrados 54.020 casos de dengue, uma redução de 10,9% quando comparado com o ano anterior. Em 2010 foram 60.625 casos. Apesar disso, as autoridades sanitárias do Estado estão em alerta, pois esse é o primeiro verão em que o vírus sorotipo 4 da dengue circulará em território baiano.

Para esse nova variação, em 2011, foram registrados 141 casos da dengue no estado, sendo 132 só na capital, Salvador. Para o sanitarista da Divep, Agnaldo Orrico, todo sorotipo novo é motivo de preocupação, pois o sistema imunológico humano ainda precisa adquirir defesas suficientes para evitar a contaminação . “Uma vez com a doença, a pessoa se torna imune àquele sorotipo para o resto da vida, como se ele fosse vacina”.

A coordenadora do Programa de Controle da Dengue do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Eliaci Couto, afirma que o novo vírus surgiu em Salvador no mês de fevereiro, no período de festas. “O vírus não circulava aqui e pode ter sido trazido por turistas e visitantes. A doença é a mesma e tem os mesmos sintomas. A preocupação é pela população que está vulnerável ao vírus novo”, completa a especialista.

A Bahia já enfrentou surtos de dengue, sendo o maior deles em 2009, quando foram notificados 122.257 casos, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). A Bahia, segundo dados do Ministério da Saúde, é considerada uma área de alto risco de epidemia. A última vítima da doença foi o garoto Raimundo Nonato Vargas, 8 anos, que morreu com sintomas de dengue hemorrágica, na sexta-feira passada no município de Brumado, Região Sudoeste da Bahia (a 654 km de Salvador).

Investimento - Salvador e mais 74 municípios baianos vão receber 20% a mais do que os repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde para o combate à dengue este ano, conforme divulgou na terça, 03, o Ministério da Saúde. Em todo o país, 1.159 cidades serão beneficiadas e os projetos aprovados somam R$ 92,8 milhões adicionais.

A capital baiana receberá um acréscimo de mais de dois milhões para o combate à dengue. Segundo o assessor da coordenadoria de saúde ambiental da Secretaria Estadual de Saúde, Augusto Amorim Bastos, os recursos serão aplicados nas ações de combate e prevenção à dengue em Salvador. “Esse montante será utilizado basicamente nas ações de controle na proliferação do mosquito, ou seja, de prevenção. Vamos comprar novos instrumentos para as ações, investir em pessoal, além de priorizar o atendimento às denúncias”, disse o gestor.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, as cidades selecionadas vão assinar um termo de adesão, comprometendo-se a ampliar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, a vigilância dos casos e a assistência aos pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário