segunda-feira, 25 de julho de 2011

A VIAGEM DA MALA ENCANTADA

A Escola Isaura Costa, é uma instituição de ensino fundamental I, faz parte da Rede Municipal de Ensino da cidade de Itapetinga, está localizada em um bairro da periferia da cidade, atende uma clientela heterogênea, oriunda de famílias distintas e de níveis sociais diferenciados.
A responsabilidade dos educadores daquela escola, o empenho na realização profissional e o desejo de transformação social impregnado em todo corpo docente faz com que atinjam objetivos significativos, vençam os desafios e alcancem  o sucesso, que é oferecer uma educação de qualidade.


A criatividade do gestor da escola Sr. Ronaldo Silva Rocha, um pedagogo formado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, há aproximadamente 06 anos, aliada ao empenho de todos que compõem o quadro de funcionários da escola, tem sido motivo de elogios, tanto da comunidade em que estão inseridos, quanto da sociedade e da imprensa, haja vista uma reportagem realizada pelo Jornal A TARDE, enfocando o projeto de leitura que a escola desenvolve denominado de MALA ENCANTADA.
O Projeto MALA ENCANTADA traz consigo a compreensão dos educadores da Escola Isaura Costa, de que a escola é o ambiente propício para o encontro dos estudantes com os livros, não com a intenção de esgotar as possibilidades do ato de ler, mas promovendo o hábito da leitura, sensibilizar e despertar nas crianças e suas famílias o interesse pelo prazer de ler, ou seja, o MALA ENCANTADA tornou-se a ponte entre livros, alunos e comunidade.  
Como o nome do Projeto é bastante sugestivo, sonhar não faz mal a ninguém, certamente o MALA ENCANTADA resultará em uma melhoria significativa na aprendizagem dos alunos da Escola Isaura Costa, pois proporciona o conhecimento dos valores de cada um, tornando os estudantes elementos críticos, adquirindo assim a competência de transformação do mundo em que vivem.
A metodologia do desenvolvimento do Projeto inclui um fantástico movimento de uma mala que foi caprichosamente enfeitada pelos educadores, ela está sempre recheada de livros. A conhecida MALA ENCANTADA sai da diretoria e percorre todas as salas de aulas da escola permanecendo uma semana em cada sala, sempre com livros adequados para a série em que está. Quando é o dia da MALA ENCANTADA sair de determinada sala, já se ouve dos alunos, “quando volta? Para que sala vai?” Deixando claro que o interesse pela leitura está fluindo intrinsecamente naqueles alunos.
A Escola Isaura Costa com sua MALA ENCANTADA está formando multiplicadores de leituras na escola pública de Itapetinga, estimulando a leitura por prazer, tornando a relação escola-comunidade escolar mais saudável, desenvolvendo em seus estudantes as habilidades de: falar, escutar, ler e escrever e o mais importante, valorizando os textos produzidos pelos alunos, até construíram um Blog para publicação e divulgação dos trabalhos de seus discípulos.
Quando observamos a degradação do sistema de ensino, o desinteresse das crianças com o saber, a falta de comprometimento de pais e responsáveis na formação do filho e deparamos com idéias iguais a esta, podemos sonhar como os educadores e os alunos da Escola Isaura Costa, a MALA ENCANTADA, encanta os alunos, enquanto ela viaja de sala em sala, os estudantes viajam no mundo das: emoções, imaginações e fantasias, e a escola cumpre o seu papel; forma leitores para criar cidadãos.

Texto: Eusébio Elias Sampaio
Pedagogo, especialista em Pedagogia das diferenças, Conselheiro Tutelar.

Revisão: Aline Silva

Conselho Tutelar de Itapetinga  
Em defesa dos direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo senhor Eusébio... muito legal este trabalho do Conselho Tutelar e muito bom também este trabalho da Escola Isaura Costa, uma iniciativa louvável... Vale a pena ser divulgada e reconhecida.

    ResponderExcluir