sexta-feira, 29 de julho de 2011

Crianças estão ingerindo mais calorias hoje do que há 30 anos

Uma das razões é o fato de elas estarem comendo mais fora de casa


Crianças estão ingerindo mais calorias atualmente do que há 30 anos
As crianças de hoje estão comendo cerca de 179 calorias por dia a mais do que as crianças de 30 anos atrás, afirma o estudo desenvolvido na Universidade da Carolina do Norte, EUA. 

Os pesquisadores acreditam que isso tenha acontecido porque as crianças passaram a comer mais fora de casa, como em redes de fast food, além da maior quantidade habitual de calorias ingeridas dentro de casa. A maior ingestão de alimentos congelados também contribui para o aumento das calorias. Esse é o primeiro estudo que avaliou não só a quantidade de alimentos ingeridos pelas crianças, mas em quais locais eles são consumidos. As descobertas podem ajudar os pais a reduzir a ingestão de calorias de seus filhos, diminuindo, assim, os índices de obesidadeque triplicaram nas últimas três décadas. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 15% das crianças e adolescentes estão acima do peso.

Além de ter o prato repleto de verduras e legumes, um outro estudo, feito pela Universidade Harokopio, na Grécia, mostra que ter mais refeições em família pode ser o segredo para prevenir a obesidade infantil, de acordo com estudo Segundo os especialistas, a análise de mais de mil crianças mostrou que aquelas que comiam à mesa com os pais e consumiam mais vegetais eram mais saudáveis do que as crianças que não tinham esses hábitos alimentares.
O estudo recentemente publicado no Journal of Pediatrics contou com a análise de dados de crianças com idades entre nove e treze anos. Assim, os pesquisadores puderam observar que as famílias que normalmente preparavam o almoço e o jantar - ao invés de investirem em lanches nessas refeições - eram mais propensas a terem maior ingestão de vegetais e de terem seus filhos à mesa durante as refeições. E esse padrão alimentar foi associado à crianças com um menor índice de massa corporal (medida do peso em relação à altura), menor circunferência da cintura e menos gordura corporal. Os outros quatro padrões identificados foram: "alimentação desregrada, consumo de fast food e alimentos açucarados e estilo de vida sedentário"; "alimentação rica em fibras"; "café da manhã constante", e "exercícios físicos, consumo de frutas e vegetais". Porém, esses padrões não tiveram efeitos positivos nesse sentido.
De acordo com os pesquisadores, ainda não está claro porque apenas o padrão "refeições familiares/ vegetais" foi associado a um menor peso das crianças. Entretanto, eles destacam que os hábitos de se ter refeições em família e de cozinhar pode significar que as crianças tenham maior adesão à tradicional dieta mediterrânea - rica em vegetais, azeite de oliva, grãos integrais e peixes. Apesar de as crianças do estudo terem sido avaliadas uma única vez, os pesquisadores destacam que esse padrão alimentar pode ser uma "potencial abordagem preventiva" para combater a obesidade infantil.
Fonte: R7 

Nenhum comentário:

Postar um comentário