sábado, 23 de julho de 2011

CINE ESCOLA

Dia 05/08/2011 será exibido na escola Paulo Hagge (CAIC) o filme DIÁRIO DE UM ADOLESCENTE.
Quem conhece o poeta, músico e ator de cinema americano, Jim Carroll, pode não fazer idéia de seu passado obscuro. Na adolescência, foi consumidor inveterado de drogas e, logo cedo, se deixou levar pelo sexo ilícito. Desmoralizado pelo vício, viu seu talento no basquetebol se esvair. Mas, apesar de se envolver no submundo das drogas, Carroll revelou o senso de poeta já aos 12 anos. A experiência amarga e ao mesmo tempo emocionante que viveu entre os 13 e 16 anos é retratada no 'diário' secreto do adolescente de forma romântica e debochada. Lançado em 1993, O Diário de um Adolescente teve grande aceitação pelos jovens nova-iorquinos.  

Porém, a história não ficou apenas sob o poder das páginas impressas. A trama foi parar nas telas de cinema. Diário de um Adolescente (1995) rendeu a Scott Kalvert os méritos de melhor filme sobre a autobiografia de Jim Carroll. O longa-metragem de Kalvert estarrece pelas imagens. Estrelado por Leonardo DiCaprio, o filme revela com dramaticidade a experiência de Carroll.

A narrativa acontece em 1970 nos guetos de Nova York, onde os casos de sexo, rock'n roll e uso de drogas rolam à solta. Di Caprio deixa de ser o "menino bonzinho" de Hollywood e introjeta a rebeldia do personagem, Jim, que retrata num diário todo o êxtase e agonia experimentados por ele no sexo - recém-descoberto - bem como no consumo de heroína. Pelo comportamento irreverente, o personagem é expulso juntamente com seu amigo Mickey (Mark Wahlberg), do colégio católico onde estudam. Para piorar a situação, o efeito inesperado de uma dose de entorpecente químico acaba tirando o talentoso rapaz do invicto time de basquete da escola.

Vítima da dependência psíquica, Jim e seus três amigos - Pedro (James Madio), Mickey (Mark Wahlberg) e Neutron (Patrick Mc Gaw), o mais consciente da turma - topam qualquer coisa para conseguir drogas. A essa altura, as cenas de relações sexuais, sobretudo as com parceiros do mesmo sexo, são freqüentes no filme.
Abandonado pela mãe e em estado calamitoso, Jim sai à procura de dinheiro. Sem sucesso e clemente pela droga, submete-se forçadamente a ajuda oferecida por Reggie (Hernie Hudson), um ex-viciado. Com a consciência recobrada, decide ocupar os palcos e aconselhar a "molecada" dos prejuízos que as substâncias químicas podem trazer. Dois de seus amigos, contudo, não têm o mesmo destino: Mickey é condenado por assassinato e Pedro continua no caminho das "sombras" -com exceção de Neutron, que abandona o vício e segue carreira no basquetebol.
Diário de um Adolescente chama a atenção do público-alvo não só pelo espetáculo da dramaticidade que apresenta. A abordagem do filme é feita sob uma perspectiva absolutamente adolescente e não proselitista. Ausente de "sermões" e com o mesmo ponto de vista da atual geração a trama mostra apenas os fatos, sob a ótica de quem os viveu e no momento em que a situação foi experimentada.  


Vídeo: Clébio Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário