sexta-feira, 29 de julho de 2011

Bahia inova e realiza a primeira Conferência dos Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa


Foi aprovada na última terça-feira (26/07), a realização da primeira Conferência dos Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa e Egressos da Bahia, através da Resolução 002 da Comissão Organizadora da 2ª Conferência Estadual de Juventude (COE). A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e a COE e tem como objetivos potencializar a participação dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no debate sobre as Políticas Públicas de Juventude, garantindo uma experiência protagonista no processo socioeducativo no qual estão inseridos, além de possibilitar um espaço de avaliação e proposição sobre desafios e perspectivas do Sistema Socioeducativo da Bahia. O evento está previsto para o dia 13 de Setembro na unidade de internação de Simões Filho (CASE CIA) e contará, na sua elaboração e realização, com a participação de cerca de 150 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Estado. 
Durante a conferência serão eleitos, entre os participantes, os 15 delegados do segmento para a Conferência Estadual de Juventude. De acordo com o documento, a Conferência dos Jovens em Cumprimento de Medida irá debater sobre o tema geral da Conferência Nacional de Juventude: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos, além de contribuir na elaboração do material que será apresentado durante a Conferência Estadual. Também se constitui como uma etapa eletiva do encontro estadual e será precedida de etapas preparatórias realizadas em todas as unidades da Fundac.

Para a diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira, a realização de uma Conferência Estadual dos Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa representa um avanço na garantia de direitos dos jovens. “Mesmo em cumprimento de medida, os adolescentes têm o direito de participar das discussões sobre as políticas de juventude que garantem direitos e conquistas nas mais diferentes áreas de sua vida e o Estado está possibilitando de forma inovadora este processo. Esta ação é importante para a eficácia do Atendimento Socioeducativo na Bahia, contribuindo efetivamente para a ressocialização e protagonismo dos jovens que se encontram em cumprimento de medida”, afirmou a diretora.

Segundo o assessor da Coordenação Estadual de Políticas de Juventude, Felipe Freitas a Conferência Estadual dos Jovens em Cumprimento de Medida é de extrema importância por três aspectos: “A conferência é uma ação inédita no país, não temos conhecimento de outras experiências, e isso representa um avanço nas Políticas Públicas de Juventude na Bahia, graças a iniciativa da diretoria da Fundac que compreende a importância da participação política desses adolescentes; depois tem o impacto positivo dessa experiência na vida desses jovens e o impacto das suas falas na vidas dos demais jovens que participarão da Conferência Estadual”. Para o Conselheiro de Juventude pela Rede Jovem do Nordeste, Patrício Souza, “a conferência é uma oportunidade para o adolescente em cumprimento de medida deixar de ser objeto de debate e passar a protagonista, debatendo e propondo de forma democrática Políticas Públicas de Juventude”.

ASCOM Fundac
Luciana Rosa
DRT - 3122/BA
(71) 3116.2982

Nenhum comentário:

Postar um comentário