quinta-feira, 14 de julho de 2011

CASA DE PASSAGEM – UM SONHO A SER CONQUISTADO.

Diante da violência apresentada no seio da família brasileira e nas ruas dos grandes centros, violência esta noticiada todos os dias pelos meios de comunicação, levando os habitantes das pequenas cidades a analisarem os fatos e concluírem que vivem em ambiente de paz e amor.  Mas, essa violência está se expandindo e interiorizando rapidamente, atingindo os mais longínquos lugares, assim, Itapetinga está sendo ameaçada por tal violência, em nossa realidade; o tráfico de drogas vem aliciando nossas crianças e adolescentes, fazendo-os reféns do crime organizado, a exploração sexual e a prostituição infantil são crimes comuns em nossa cidade, trata-se de um problema socioeconômico, falta de emprego, segurança pública e educação.



Esse contexto social coloca crianças e adolescentes em situação de risco e de alta vulnerabilidade social, além disso, é grande o número de adolescentes oriundos de outras cidades que se deslocam para Itapetinga e se envolvem com atos ilícitos por vezes cometendo atos infracionais, geralmente em horário noturno, causando uma grande dificuldade, tanto para as autoridades policiais quanto para o Conselho Tutelar, visto que a cidade não dispõe de uma instituição onde possa abrigar esses adolescentes em segurança e nas condições determinadas pelo ECA.
 Nesse contexto é que a CASA DE PASSAGEM se torna uma prioridade no cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente em Itapetinga.  


Além do tráfico de drogas, as crianças e adolescentes de Itapetinga são vítimas de elementos inescrupulosos que não respeitam a sociedade em que vivem e muito menos a família, pais negligentes que ao invés de cuidar de seus filhos, procuram os poderes constituídos e procuram repassar para estes a sua responsabilidade.
Mas em pouco tempo teremos uma redução drástica dessa forma de agir com uma ação conjunta do Conselho Tutelar, o Ministério Público e a Vara da Infância e Juventude. A sociedade de Itapetinga será mais bem assistida e nossos jovens, crianças e adolescentes mais respeitados, seus direitos serão integralmente observados após a instalação dessa CASA DE PASSAGEM.      
Para implantação dessa CASA DE PASSAGEM, contamos com a compreensão do poder executivo e a sensibilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que fornecerá o suporte de pessoal e de material necessário ao funcionamento da mesma, inclusive na contratação de pessoas com reconhecida idoneidade moral e experiência profissional na área da Infância e da Juventude, de forma a priorizar uma conduta educativa no desempenho e suas funções.
O Conselho Tutelar vem trabalhando no sentido de amenizar o sofrimento dos pais de família, pessoas honestas que estão perdendo seus filhos para a droga, o roubo e a marginalidade, por serem menores de idade e instruídos pelos fora da lei que dão a sensação da impunidade levando nossos jovens a assumir crimes horrendos que nem cometeram em troca de uma pequena quantia em dinheiro, e a partir daí viverem correndo da polícia, do Conselho Tutelar e da Justiça, enfim, ser um fora da lei desde pequeno, sendo este o seu futuro. Famílias que choram por ter perdidos seus descentes para o crime como acontece hoje.
Entretanto, quando se trabalha com infratores, não se deve deixar de se indignar e de estar sempre lembrando contra o quê se esta lutando, isto é fazer apenas a nossa parte não é suficiente, torna-se necessário mostrar claramente a estrutura que se instala por trás de toda essa triste realidade.
Dessa forma, a luta pelo desenvolvimento de crianças e adolescentes inseridos nesse contexto é insuficiente se não conseguirmos fazer com que eles compreendam que a situação em que se encontram não é o seu destino, mas como sujeitos históricos e por fazerem parte da humanidade são capazes de mudar e construir um mundo melhor, procurando ajudá-los a resgatar a capacidade de sonhar.
O Conselho Tutelar de Itapetinga acredita que ainda é possível reverter esse degradante quadro que ora se instala tornando nossos jovens comprometidos com a vida social e familiar, reconduzindo-os ao caminho da moral e da ética.

Eusébio Sampaio
Presidente do Conselho Tutelar de Itapetinga








Conselho Tutelar de Itapetinga
Em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário