sábado, 27 de outubro de 2012

Saiba como é feita a reciclagem no Brasil

Estadão Conteúdo
Em tempos de preocupação ambiental e tratativas políticas para o cuidado ambiental no Brasil, muitas dúvidas surgem de como reciclar, de como separar o lixo e até mesmo sobre a evolução dos projetos no Brasil. Na última pesquisa feita pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). sobre a reciclagem de lixo no Brasil os números foram pouco impactantes, portanto, ainda temos muito que melhorar. Em entrevista, Ricardo Rezende, secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos (secretaria que é responsável pela coleta seletiva) de Taboão da Serra, tira algumas dúvidas e revela a importância da coleta seletiva.
Como funciona a coleta seletiva de lixo?
"Em Taboão, a Coleta é feita de casa em casa, com total abrangência do território da cidade. Os moradores separam papel, plástico, vidro e metal e os coletores passam e levam até a Cooperativa Zagati, aqui em Taboão mesmo. Os cooperados, que tem o apoio da prefeitura, ainda recolhem os recicláveis em escolas e empresas, que possuem pontos de descarte voluntário."
"Portanto, a coleta em geral é isso, separar o que pode ser reaproveitado, evitando um gasto com o lixo e gerando uma preocupação com o meio ambiente."
Depois disso, o reciclável passa pela cooperativa e depois é vendido (no momento certo, para que renda mais) para empresas que reutilizam o material para a confecção de novos produtos.

Como separar e quais itens podem ser melhores aproveitados na reciclagem?
"No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis que melhor podem ser aproveitados são: papéis, plásticos, metais e vidros. Os materiais devem ser limpos, evitando a contaminação, ou seja, dar aquela lavada na caixinha de leite, não molhar o papel, tirar a gordura do plástico e assim por diante."

Outros tipos de lixo e seus descartes:
"A CooperZagati é especializada nos matérias de reciclagem mais comuns (papel, vidro, metal e plástico) mas, pilhas, baterias comuns e de celulares também devem ser separados, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo."
Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente. Algumas lojas possuem pontos de coleta de baterias etc.
Medicamentos não devem ser descartados junto com o lixo orgânico, pois possuem substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água. Algumas redes de farmácias possuem pontos de coleta de medicamentos que não são mais usados.
Lâmpadas fluorescentes também necessitam de descarte especial. Em seu interior, uma lâmpada deste tipo possui vapor de mercúrio, gás tóxico, que contamina o ar quando quebrada. Algumas lojas de materiais elétricos e de construção possuem pontos de coletas destes materiais.
Os lixos hospitalares também merecem um tratamento diferenciado, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais apropiados.

Como descartar lixo eletrônico e quais os riscos ele oferece ao meio ambiente?
Segundo o Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma), por ano, o Brasil abandona 96,8 mil toneladas de computadores. O volume só é inferior ao da China, com 300 mil toneladas. Mas, per capita, o Brasil é o líder. Por ano, cada brasileiro joga fora o equivalente a 0,5 quilos desse lixo eletrônico. Na China, com uma população bem maior, a taxa per capita é de 0,23 quilos, contra 0,1 quilos na Índia.
O número preocupa, pois os componentes de um computador, por exemplo, utilizam de metais pesados que quando manuseados de forma incorreta podem liberar gases tóxicos, além de contaminar o ar, podem também contaminar o solo se entrarem em contato com ele. Segundo a CEMPRE o setor eletroeletrônico é responsável por 2 a 4% do impacto ambiental do planeta.
Há alguns passos que podem ser utilizados para evitar o descarte dos eletrônicos, tanto computadores, como TVs, rádios, etc. O primeiro deles é tentar prolongar a vida útil de um eletrônico, isso pode ser feito através de doações. Existem várias ONGs que aceitam doação de computadores para programas sociais.
Outro meio para reduzir esse lixo eletrônico é descartar da maneira correta, em pontos que recolhem especificamente este tipo de lixo. O site E-lixo aponta através do CEP o local mais próximo para o descarte, mas, infelizmente, o sistema só funciona em São Paulo.

Quais a cidades brasileiras com o melhor índice de reciclagem?
Segundo o Ciclosoft 2010, outros sete municípios brasileiros tem cobertura total do sistema de coleta seletiva: Curitiba (PR), Itabira (MG), Londrina (PR), Santo André (SP), Santos (SP), Diadema (SP) e Goiânia (GO)



Reciclagem no Brasil
Apesar da importância que tem para o processo de reciclagem, a coleta seletiva só existe em 766 cidades brasileiras (14% do total), segundo uma pesquisa feita pela associação CEMPRE. O estudo revelou ainda que cerca de 27 milhões de brasileiros têm acesso a programas municipais de coleta seletiva.

Países que mais reciclam.
Os EUA é o país que mais recicla, chegando a quase 50% dos resíduos, na Europa Ocidental e em países desenvolvidos é esta a média também, enquanto no Brasil, das 170 mil toneladas produzidas diariamente, apenas 11% são reaproveitadas. Mas, números que devem ser exaltados é que, nós somos o país que mais recicla latas de alumínio e garrafas PET.
O secretário ainda deixa claro que o papel principal da reciclagem é "conscientizar para a preservação do meio ambiente, não só a da Amazônia, mas também a de onde vivemos, de como o lixo que produzimos atinge o próximo, por fim, se podermos reaproveitar, é melhor fazermos, para diminuir gastos e gerar um futuro melhor".
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário