quinta-feira, 14 de junho de 2012

PRF apreende veículos que transportava crianças para trabalho escravo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou três ônibus que conduziam 146 pessoas, entre crianças e adultos, de Manaíra (PB) para trabalharem na colheita de café em Patrocínio (MG). Os veículos foram parados por volta das 8h desta quarta-feira, 13, na BR-116, em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, depois de terem percorrido exatos 1.137 km, incluindo passagem por Pernambuco. Os motoristas alegaram desconhecer o nome do contratante dos “boias-frias”.
Segundo o inspetor da PRF, Ruvenal Farias, a operação é rotineira e visa a combater o aliciamento de trabalhadores para a mão-de-obra escrava. O fato foi comunicado á Delegacia Regional do Trabalho.
O órgão se encarregará de identificar os responsáveis pelo recrutamento, além de providenciar veículos apropriados para reconduzir as pessoas á cidade e origem. “Para transportar trabalhadores eles devem ter autorização da Delegacia do Trabalho local. A empresas que os contrata tem que se cercar de todas as obrigações, como registro na carteira profissional”.
“Não sei quem contratou, nem quanto pagaram. Apenas presto serviço à empresa”, disse um dos condutores, Afonso de Lima Borges. “Viajo com eles há mais de 9 anos e sei do drama dessas pessoas. Muitos sequer levam o que comer e até as crianças trabalham”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário