domingo, 28 de outubro de 2012

Quadro Negro

"Bullying" entre alunos, agressões contra professores e depredação do patrimônio público são alguns exemplos de atos violentos que ocorrem nas escolas do Brasil. Comprometendo a própria relação ensino-aprendizagem, esses atos além de gerar consequências imediatas, causam também consequências futuras a toda uma conjuntura escolar. Amplamente divulgado pela mídia, o "bullying" escolar caracteriza-se de diversas formas. Zombarias, piadas, ofensas e agressões físicas são alguns exemplos. Além de comprometer a saúde física das vítimas, tais atos podem trazer consequências posteriores como depressões, síndromes do pânico e distúrbios comportamentais. O filme "Bullying: provocações sem limites" mostra claramente os efeitos negativos dessa prática à vida de um estudante, que acaba até mesmo cometendo suicídio por não conseguir mais se submeter às perseguições dos demais.
Além dessa violência entre alunos, outra problemática em questão é caracterizada na relação entre aluno e professor. Constantemente a mídia bombardeia-nos com casos em que estudantes ameaçam seus professores, estes últimos se sentindo coagidos, na maioria das vezes. Além dessas ameaças, há constantes casos de agressões físicas, verbais e até mesmo de homicídios praticados contra os professores.
Outro ato violento comum a muitas escolas brasileiras é a depredação do patrimônio público. Muros pichados, cadeiras e mesas riscadas, paredes e pisos arranhados, entre tantas outras formas de vandalismo, caracterizam a pouca importância que muitos alunos dão à estrutura física das escolas, que compromete o próprio aprendizado dos alunos.
É evidente que a violência nas escolas tem origem multifatorial, no entanto, combatê-las é imprescindível para a melhoria da educação pública brasileira. Espera-se que haja maior engajamento dos pais, para que esses, por meio do diálogo possam conscientizar seus filhos sobre a importância de um bom ambiente escolar. Já as próprias escolas podem também promover ações interdisciplinares, palestras e projetos que visem à conscientização de seus alunos sobre a manutenção da harmonia nesse ambiente.
Se puderem avaliar e atribuir uma nota, ficarei grato. Lembrando que retribuo as avaliações! 

Fonte: Capacite Redaçãp

Nenhum comentário:

Postar um comentário