quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Encruzilhada na rota do tráfico de crianças

Uma matéria veiculada pelo Fantástico nesse domingo (14), denunciou ilegalidades em adoções de cinco crianças da mesma família, fato esse que está repercutindo em todo o Brasil. Caso similar está aqui no Sudoeste Baiano, onde uma vereadora chegou a ser presa e ainda é alvo de investigações. Confira abaixo a matéria publicada no site da Comissão Parlamentar de Inquérito das Crianças e Adolescentes desaparecidos. “Eu não fiquei nada satisfeita com as declarações da Vereadora. Pelo contrário, surgiram ainda mais dúvidas. O que me parece é que há uma quadrilha especializada em tráfico de crianças”, disse a relatora da CPI que apura o desaparecimento de crianças no país, Andreia Zito (PSDB-RJ). A vereadora do município de Encruzilhada (BA)surpreendeu os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito ao comparecer à audiência pública que ocorreu nesta terça-feira (4),na Câmara. dos Deputados. Maria Elizabete, que foi flagrada pelo programa “Conexão Repórter” do SBT intermediando adoções ilegais, já havia confirmado que não compareceria à oitiva, porém, de última hora, chegou acompanhada de dois advogados e disse que apenas responderia às perguntas dos deputados.
Segundo a Vereadora, as adoções chamadas “à brasileira” (ilegais) acontecem com freqüência em seu município. Por ser uma cidade de pessoas carentes, as mães optam por entregarem seus filhos aos cuidados de outras pessoas para que as crianças possam ter uma vida melhor.
Maria Elizabete disse que era constantemente procurada pelas famílias, por isso ajudava na procura por novos lares para as crianças e não obtinha nenhuma vantagem pessoal. Tudo o fez foi apenas para ajudar. Explicou ainda que contava com a ajuda de uma ONG para intermediar as adoções. Disse que a ONG foi indicada por um conselheiro tutelar chamado “Daniel”, mas que não tem conhecimento sobre nada mais a respeito da organização.
No entanto, as explicações de Maria Elizabete foram desmentidas por outros dois vereadores também de Encruzilhada-BA que, por vontade própria, foram a CPI prestar depoimento. A oitiva com os parlamentares da Bahia foi reservada aos deputados membros da Comissão.
Segundo os vereadores, há uma quadrilha em Encruzilhada especializada em tráfico de crianças, da qual Maria Elizabete de Abreu Rosa é integrante. Disseram ainda que a vereadora obteve vantagens pessoais mediando adoções ilegais. Citaram os valores recebidos por ela e os nomes de pais e crianças envolvidos no esquema.
Ao Retornar a sessão, Maria Elizabete foi interrogada sobre os casos de adoção ilegal do qual teria participado. Inicialmente, disse ter participado apenas de três casos envolvendo as crianças Sofia, Emile e Enzo. Porém, ao terminar de explicar sua participação nos casos, declarou-se inocente no caso do filho de Ivanilda, o Enzo – que foi adotado por uma família desconhecida.
“Há muita gente envolvida no caso, inclusive outras autoridades. Queremos explicações de todos: juízes, delegados, conselheiros tutelares, pais, ONG e qualquer outro que tenha ligação com a quadrilha. Também queremos ouvir os jornalistas do “Conexão Repórter” que investigaram o caso. Por isso, a CPI fará uma diligência a cidade”, disse Andreia Zito.
Polícia
Éverton Luis Zanella, Promotor de Justiça e Secretário Regional da GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime organizado, também foi ouvido pela CPI. Zanella falou sobre a adoção ilegal de crianças, explicando como atuam as quadrilhas e o que acontece com as crianças envolvidas. Disse que a policia investiga a existência de uma quadrilha organizada na cidade de Encruzilhada e que segundo as investigações o número de menores negociados nesse tráfico é bem maior que o mostrado no programa do SBT.
A Relatora Andreia Zito fez um requerimento ao Promotor, pedindo que o processo fosse encaminhado à CPI. “Essas informações nos nortearão na acareação que ocorrerá em Encruzilhada.”
BLOG DO ANDERSON

Nenhum comentário:

Postar um comentário