domingo, 13 de novembro de 2011

A Educação no Brasil


Especialistas concordam e afirmam que a educação é o meio de alavancagem do progresso de uma nação. Os países que experimentaram um grande salto qualitativo em desenvolvimento humano investiram rigorosamente em educação. Sendo assim, cabe ao Estado a responsabilidade principal de investimento na educação. A sociedade organizada também pode e deve contribuir com a melhoria do sistema educacional, todavia, é o Estado que possui as prerrogativas de administrar este sistema. No Brasil, a educação não é prioridade. O simples fato de propagandear as conquistas na área da educação não significa que de fato isto aconteça. E convenhamos que o atual governo é bastante eficaz quando o assunto é marketing.
Lembra-me o Dâmaso de Eça de Queiroz que não aceitava desaforo e ainda propagandeava suas conquistas, apesar de inúmeras vezes as conquistas anunciadas serem maiores do que a realidade mostrava. Nesta relação posso dizer que estamos vivendo em um país de fantasias.
O sistema educacional em nosso país não me deixa mentir. Professores mal pagos, estrutura precária na maioria das escolas, merenda escolar sonegada, sistema de aprovação automática, investimentos pífios em relação ao PIB, enfim, são inúmeras questões que atestam que a educação ainda não se tornou prioridade no Brasil. Isto é lamentável, pois, uma nação que é a sétima maior economia do mundo deveria possuir uma rede educacional que acompanhasse este progresso.
E ainda mais lamentável é perceber que a cidade de Vitória da Conquista reflete o descaso da educação no país. Entre mais de 100 municípios acima de 200 mil habitantes avaliados pelo último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), Vitória da Conquista conseguiu alcançar com muito esforço a pior nota do ensino básico do país, nota esta que retrata os problemas citados no parágrafo anterior. Recentemente a nossa cidade obteve destaque nacional devido ao dinamismo que o comércio local propicia a toda região sudoeste da Bahia e ao norte de Minas. Todavia, o esforço que a iniciativa privada estabelece na cidade não tem contrapartida do governo local.
Somos desassistidos pelo governo municipal, estadual e federal. Prova disso é uma Escola Estadual em nossa cidade, Marcelo Rangel Pestana, que mesmo alcançando uma das melhores notas do Ideb, será fechada até o próximo ano para dar lugar a um Centro Regional do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emtec), que poderia muito bem ser instalado em outro local. A Diretoria Regional de Educação (Direc 20) informou que apesar das reivindicações dos professores, pais e alunos, a escola será fechada.
Também acho imprescindível mantermos-nos fiéis ao verso do poema de Olavo Bilac: “Ama com fé e orgulho a terra em que nasceste”, todavia, é válido ressaltar que amar com fé e orgulho a terra em que nós nascemos não significa aceitar os descasos do governo para com a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário