segunda-feira, 5 de março de 2012

SALVADOR: População enfrenta longas filas para ser atendida em cartório


O serviço dos cartórios em Salvador tem deixado a população insatisfeita com o atendimento oferecido. No bairro da Boca do Rio, dezenas de pessoas enfrentam filas todos os dias para conseguir uma senha para realizar serviços como autenticar cópias de documentos ou reconhecer firma. Diariamente são distribuídas 60 senhas e o cartório só funciona para o público durante a manhã. Para conseguir atendimento, muitas pessoas chegam durante a madrugada e ainda correm o risco de voltar para casa sem serem atendidas. A população que já conhece o serviço do 11º Ofício de Notas, localizado no bairro da Boca do Rio, sabe que não adianta sair de casa tarde, pois não receberá atendimento. “Se não chegar cedo aqui a gente perde, porque sexta-feira eu tive aqui, cheguei 7h, só distribuíram 50 senhas aí eu voltei. Voltaram aqui umas 30 pessoas e aí hoje eu já estava sabendo como era, aí eu vim cedo. Saí de casa 5h, cheguei aqui 5h20 já tinham quatro pessoas”, relata Fred Lopes.

O professor Jamil Barbosa precisou ir ao cartório para autenticar os documentos da compra de um carro. Ele até recebeu a proposta de pagar para não entrar na fila. “Poderia me ver livre pagando ao despachante R$ 20 por assinatura. No caso são oito e ainda tem a pessoa que vai fazer a caução. Então, são oito assinaturas, são R$ 160 que eu iria pagar. Não acho certo isso. Tanta gente aqui, desde 5h aqui [na fila]. Você pagar para furar fila”, observa o professor.
Em nota, o Tribunal de Justiça do Estado disse que não recomenda o uso de senha pelos servidores de cartórios extrajudiciais, e que o cartório da Boca do Rio funciona das 8h às 17h, devendo receber todo cidadão que precisar de atendimento neste horário. Segundo o Tribunal de Justiça, qualquer pessoa que não conseguir atendimento pode registar queixa na Corregedoria pelo telefone 0800 071 2222, ou pode agendar atendimento no Tribunal Express, que funciona no SAC da Paralela, pelo telefone 0800 071 5353. A ligação é gratuita.Segundo os usuários, a espera na fila costuma ser demorada e sem nenhum conforto. Nesta segunda-feira (5), a distribuição das senhas começou pouco antes das 9h, foram distribuídas 60 senhas e tem sido assim todos os dias. Mais de 30 pessoas ficaram sem atendimento nesta segunda. “Estou aqui desde 7h30 da manhã e até agora nada. Chega agora e diz que acabou a ficha, isso é a maior falta de respeito com a população”, comenta Antônio Carlos Ferreira.
Fonte: G1 BA

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