Os presos ou jovens que cumprem medidas socioeducativas com privação de liberdade podem se inscrever a partir desta segunda-feira, 3, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para presos. Os interessados em participar do processo seletivo podem fazer a inscrição a partir das 10 até o dia 17, às 23h59 (horário de Brasília).
Segundo edital publicado na sexta-feira (30) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o cadastro das pessoas nas unidades prisional ou socie-ducativa cadastrada deve feito por um responsável pedagógico. Além das inscrições, esse profissional ficará responsável pelas etapas seguintes do processo: acompanhamento de resultados e pedido de certificação do participante.
As provas serão aplicadas nos dias 28 e 29 de novembro. São, no total, quatro provas objetivas, com 45 questões cada. As provas testarão conhecimentos de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia), ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol -, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), e matemática e suas tecnologias (matemática)
A participação no Enem é gratuita e voltada para quem já terminou o ensino médio ou mesmo para quem não concluiu, mas quer obter o certificado de conclusão por meio da seleção. Em 2010, 15 mil pessoas privadas de liberdade fizeram o Exame. Dessas, 13 mil tentavam conseguir a certificação no ensino médio.
Fonte: A Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário