quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pais x filhos. Resultados da presença presente

Relato de uma mãe que vê no tempo do perto das viagens uma excelente opção para a construção de relacionamentos fortes e saudáveis entre pais e filhos
Alguns podem discordar. Compreendo e aceito. Mas nesse coração de mãe aqui, trago a convicção de que frutos e consequências serão colhidos de acordo com a disposição dos pais em fazerem-se presentes. Recorro ao dicionário para trazer o significado do termo presente. Eis os significados que encontro: “Que está no tempo atual; que permanece; que existe num lugar dado; que assiste em pessoa, que está à vista; Dádiva, mimo, oferenda”. Significados que por si só já falam muito. Apesar das muitas variáveis dessa equação relacionamento pais e filhos, comunicar perpassa todas as variáveis. Manter uma comunicação através, da presença olhar, presença abraçar, presença brincar, presença tocar, presença que fala sem nada dizer, presença que fala muito dizendo, presença aceitar, presença exortar, são fundamentais para o relacionar-se que constrói, que instrui, que sorri, que chora e que permite a formação de seres humanos seguros, que valorizam princípios, que respeitam pessoas, que valorizam aprender.
Não preciso alardear aos quatro cantos. A delicadeza firme, as escolhas acertadas, suas boas relações indicam o muito que valeram, o muito que fizeram diferença na formação de quem hoje são, os piqueniques, os “cozinhados”, os muitos castelos de areia construídos na praia, os currais de madeira construídos em cada detalhe no jardim de casa, os jogos de futebol improvisado que pareciam verdadeiros jogos de campeonato, as conversas sobre Santos Dumont e D. Pedro in loco em ambientes históricos/culturais em Petrópolis, as músicas cantadas enquanto viajávamos, as palestras da Trupe em plena viagem, os deslocamentos da Fazenda para Alcobaça só para comer uma pizza e voltar, as muitas excursões de amigos para a fazenda e para a praia.
Independente da fórmula, encontro razão na propaganda, “Deixe seus filhos de recuperação. Recuperação do tempo longe de você” para anunciar viagens. Embarque no primeiro trem, no primeiro voo, no primeiro ônibus e boa viagem a um relacionamento significativo.
Fonte: www.bahiamais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário