terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Obesidade infantil será tema da Semana Saúde na Escola


Municípios que fazem parte do PSE (Programa Saúde na Escola) têm até sexta-feira (24) para se inscrever e participar da Semana Saúde na Escola. O projeto será desenvolvido de 5 a 9 de março e vai mobilizar comunidades escolares sobre o tema obesidade. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Ainda segundo o levantamento, jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.

A manutenção do peso adequado desde a infância, de acordo com o Minitério da Saúde, é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta. A Semana Saúde na Escola terá como objetivo alertar os estudantes da rede pública sobre o problema, com ações de avaliação das condições de saúde, prevenção, promoção e educação permanente de profissionais, adolescentes e jovens. A adesão ao projeto é voluntária e pode ser feita pela equipe da escola em parceria com a equipe do programa Saúde da Família. Para habilitar-se, os municípios deverão ter concluído o processo de pactuação das metas do programa no Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação).
Cada município cadastrado vai receber apoio financeiro adicional para ações do PSE. O valor total do incentivo será repassado de acordo com a quantidade de equipes do Saúde da Família que aderirem e informarem o resultado das ações realizadas. O repasse será feito pelo Fundo Nacional de Saúde e corresponde a um doze avos da parcela mensal da equipe do Saúde da Família.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário