A comunidade da Mangueirinha, localizada na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, tem usado o teatro para discutir a questão da violência sexual e direitos humanos. Quase 900 pessoas já assistiram a “Um causo no sertão: eu conto ou tu contas?”, do grupo Mangat, da Associação Brasileira Terra dos Homens. A montagem retrata um caso de abuso sexual e propõe discutir as medidas de atendimento com crianças de escolas da rede pública da região carioca. A história é contada em forma de literatura de cordel, e o resultado tem sido a elevação do número de denúncias e o maior diálogo entre pais e filhos sobre o assunto.
Antes do espetáculo, as crianças respondem a um questionário sobre como agir diante de um caso de violência sexual. No final, uma roda de debates é formada com especialistas (pedagogos, psicólogos e assistentes sociais) para esclarecer as dúvidas.
O projeto é apoiado pela Childhood Brasil, e tem o incentivo de conselhos tutelares, do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e da rede de serviços de proteção contra a violência sexual.
Leia íntegra no site da Childhood Brasil.
Sugestões de Fontes
Childhood Brasil
(11) 3323-1601
Associação Brasileira Terra dos Homens
(21) 2524-1073
Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário