quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Especialista ensina '10 mandamentos' para pais de primeira viagem

Enfermeira que ministra curso em Salvador dá dicas para novos pais. Ela diz que homens devem ajudar as mulheres a cuidar da casa e do bebê.
Especialista ensina '10 mandamentos' para pais de primeira viagem (Foto: Ingrid Maria Machado/G1)
Com a chegada da paternidade, muitos homens têm dificuldades em saber como agir com os bebês. Para ensinar os pontos mais importantes para aqueles que se tornam pais de primeira viagem, o G1 convidou a enfermeira Loise Chamusca Paes, chefe da maternidade Santa Maria do Hospital Português, em Salvador. A enfermeira é especialista no assunto e ministra um curso com os "10 mandamentos" para os papais. "Os homens precisam entender que o corpo é da mulher, mas a gravidez é dos dois. Esse é o momento deles compartilharem quase tudo", explica Loise. O coordenador de marketing Danilo Rodrigues, 28 anos, revela que esse será o primeiro ano em que ele irá comemorar o Dia dos Pais. O filho Pedro, de 6 meses, é o responsável por isso. "Assim que descobri que seria pai, fiquei com muito medo, mas no primeiro ultrassom a alegria tomou conta. Quando descobri que era menino, foi a maior festa".

A partir do quinto mês de gestação da mulher, ele percebeu que sua vida iria mudar. "Até então tudo era alegria. De uma hora para outra comecei a ter que sair mais cedo do trabalho para poder ir buscar a mãe de Pedro nos locais. Comecei a ficar muito ansioso. Na última consulta, queria logo ver a cara do bebê", revela Rodrigues.
Especialista ensina '10 mandamentos' para pais de primeira viagem (Foto: Ingrid Maria Machado)Pai consegue administrar rotina do filho.
(Foto: Ingrid Maria Machado/G1 )

Ele conta que assim que o filho nasceu, ele não foi capaz de carregá-lo. "Estive presente em todos os momentos, mas fiquei com muito medo de carregá-lo. Só fui fazer isso em casa. Eu me tremia todo antes de segurá-lo pela primeira vez. Hoje, eu já fico com ele sozinho", diz.

Confira os 10 mandamentos

1º passo - Gravidez
Quando o pai se descobre 'grávido', ele deve passar a se orientar em relação à gravidez. "O pai deve acompanhar todas as consultas, fazer o curso de preparação e querer estar presente", diz a especialista. No final dessa etapa, a enfermeira recomenda ainda que o pai deve estar presente na hora do nascimento e, ainda no hospital, perder o medo e segurar o bebê.

2º passo - É chegada a hora
O pai deve estar atento ao movimento fetal e ao endurecimento da barriga. A partir da 20ª semana, a mulher já começa a sentir contrações, mas a partir da 36ª e 37ª semana a regularidade da contração é maior. Por isso, o pai deve estar atento para saber o momento de levar a mãe da criança para o hospital.

3º passo - Saída do hospital
Quando a mãe e a criança estiverem prontas para sair da maternidade, o pai é o responsável por todo o cuidado com a família. É ele quem deve preparar a casa para estar limpa, assim como preparar a ida para a casa, com carro ou não.

5º passo - Primeiros cuidados4º passo - Em casa
A especialista conta que é nesse momento que a mãe irá precisar de todo apoio do pai. "Agora é o pai quem fica responsável pela casa, é ele quem vai sair para fazer as compras, que vai preparar a comida. Todo o cuidado com a casa deve ser gerido pelo pai. A mãe deve ficar atenta somente ao filho". Nos primeiros dias é chegada a hora do papai dar o suporte para a mãe, que já estará cansada. "Ele deve dar banho na criança, pegar do berço quando ele estiver chorando e deixar a mãe com mais tempo livre", diz.

6º passo - Durante a madrugada
A especialista garante que esse momento é um dos mais difíceis para o casal. Alguns pais acham que a obrigação de levantar para atender o bebê é da mãe, mas a enfermeira garante que não é mais assim. "Esse trabalho é em conjunto. O pai deve levantar, pegar o bebê e trazer para a mãe que irá amamentar. Esse período merece atenção, para que ambos não fiquem estressados", diz.

7º passo - Promover a alimentação saudável
Nesse período o pai deve ficar atento à alimentação da mãe. Se ele não tiver auxílio de ninguém nesse período, é ele quem deve preparar as comidas da mamãe, que precisa se alimentar bem. A dieta precisa ter muitas frutas e legumes.

Curso (Foto: Divulgação)Curso para preparar pais reúne cerca de 100
casais por mês. (Foto: Divulgação)

8º passo - Descanso da mãe

A enfermeira diz ainda que esse período deve ser de atenção especial ao descanso da mãe. "O pai deve respeitar o descanso da mãe. Ela estará exausta, já que deve acordar de três em três horas para amamentar. Nesse período ela deve usufruir de todo tempo de descanso. Então o pai fica responsável por colocar o bebê para arrotar, dar banho e colocar para dormir", aponta.

9º passo - Lazer da família
"Agora já é chegada a hora do bebê ir passear com a família na rua. Esse é o momento de proporcionar o lazer, levando o bebê para o local adequado, evitando lugares com multidão. O pai precisa ajudar a utilizar o carrinho de bebê, a preparar a sacola de saída e com as comidinhas do bebê".

10º passo - Ficar com a criança
Após todo o acompanhamento com a mãe, é chegada a hora do pai ficar a sós com a criança. "Se o papai dá o suporte à mulher, e ela percebe que ele já está com bastante confiança no sentido de segurar a criança, trocar a fralda e dar a papinha, ele já pode sair com a criança", explica.

Especialista ensina '10 mandamentos' para pais de primeira viagem (Foto: Ingrid Maria Machado/G1)Rodrigues troca a fralda do filho (Foto: Ingrid Maria Machado/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário