sábado, 3 de dezembro de 2011

Começar de Novo: detentos concluem cursos de garçom e de construção civil


Foi com o verso “Deus quer, o Homem sonha e a obra nasce”, do poeta português Fernando Pessoa, que o gestor do Programa Começar de Novo na Bahia, Orlando Bitencourt, parabenizou na manhã de sexta-feira (2/12), na Penitenciária Lemos Brito, no Presídio Salvador, os apenados que concluíram os cursos de garçom e construção civil. Os cursos foram promovidos pela Fundação Dom Avelar, em parceria com o Tribunal de Justiça e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). José Rodrigues Marins, 63 anos, condenado por tráfico de drogas, é um dos 35 detentos que receberam o diploma de garçom.

“Existem dentro do presídio pessoas que deveriam ser valorizadas. Há aqueles que são irrecuperáveis, mas há, também, os que querem ser vistos como 'cidadãos' de verdade”, conta ele, acrescentando que o curso serve, também, como uma terapia ocupacional para os presos.
Edigonio Mendes da Costa, 28 anos, preso por homicídio e condenado há 12 anos, beijou o diploma e levantou os braços para o céu em agradecimento por ser um dos 20 formandos do curso de construção civil.
“Eu quero é exercitar, aprender mais, além de trabalhar muito”, diz. Costa, que já cumpriu oito anos da pena, também tem outros planos. “Vou me casar logo que sair da prisão”.
Para o diretor da unidade, José Nilton da Cruz dos Santos, ações como esta são as melhores formas de promover a ressocialização. “Estamos possibilitando que eles sintam-se parte da sociedade”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário