quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

UM CONVITE DO CONSELHO TUTELAR


O CMDCA ( Conselho municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), organizou e supervisionou o processo seletivo e eleitoral dos novos Conselheiros Tutelares do município de Itapetinga – BA. Com acompanhamento do Ministério Público, reconhecido pela sociedade local como um processo composto de seriedade, lisura e ética. Através de decretos lei do prefeito municipal Exmº.  Sr. José Carlos Moura, os Conselheiros Tutelares:  Aline Silva, Clébio Lemos, Eusébio Sampaio, Jorge Nascimento e Márcio Gil,  foram nomeados e desde então assumiram seus ofícios, com intenção de prestar um bom serviço à sociedade.
Esse grupo de Conselheiros é formado por pessoas que passaram por um teste escrito de conhecimento e tiveram seus nomes levados à apreciação popular através dos professores que na oportunidade representavam a sociedade como um todo, sendo eleitos e portanto credenciados a exercerem seus mandatos dentro de uma perspectiva que a sociedade Itapetinguense deseja e merece. Um Conselho Tutelar ativo, prestativo, fiscalizador e zelador dos direitos da criança e do adolescente em nossa comunidade, ou seja um Conselho Tutelar que faça valer o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) em toda sua extensão.
Este Conselho Tutelar em seus primeiros cem dias de trabalho, tem recebido da sociedade elogios e reconhecimento das pessoas e das instituições que direta ou indiretamente estão mais próximas do Conselho. Estas atitudes conduz ao pensamento de que estamos no rumo certo, despertando-nos a perseguir novos horizontes, traçar novas metas e formular estratégias no sentido de uma constante busca de melhoria, tanto nos atendimentos, quanto nas ações, firmando uma vigilância 24 horas ininterruptas, na sede do Conselho ou no telefone (77) 8132-8504, no qual sempre haverá um Conselheiro Tutelar, ou se necessário se fizer todos componentes estarão apostos.
Entretanto, ouve-se também críticas que tentam denegrir esse trabalho, talvez por falta de conhecimento de pessoas que não sabem quais são na verdade as atribuições do Conselho Tutelar, essas atribuições foram definidas na constituição federal de 1988  e estão descritas também no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Lei 8.069/90,  que também deve ser desconhecido por esses atores. O Conselho Tutelar possui seus próprios desafios e está determinado a enfrentá-los respeitando sempre as normas legais. Os tempos mudam e com ele muda o saber e a sociedade que passa ter novas carências e novos desafios, exigindo assim a necessidade de mudança de atitude daqueles que prestam serviços à sociedade. É preciso avançarmos junto com o tempo para alcançarmos algum sucesso, para isso devemos nos atualizar, no caso do Conselho Tutelar, reivindicar e cobrar dos órgãos competentes, pois  para cada direito da criança e do adolescente existe um dever do estado, da sociedade ou dos pais.
Convidamos aqueles que desejarem nos visitar em nossa sede à Avenida Esperanto nº. 5-A Bairro São Francisco, nesta cidade, tire suas dúvidas pelo nosso e-mail ct.itapetinga@hotmail.com assim poderão tomar conhecimento do trabalho que  se realiza, conhecer nossos projetos, nossas cobranças e nossas dificuldades, estaremos sempre de portas abertas.

Conselho Tutelar de Itapetinga
Em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário