sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Diariamente, 39 mil meninas são forçadas a se casar no mundo, diz ONG

Zareena, e Shakeela, meninas refugiadas no Afeganistão, um dos países onde mais abusos com meninas acontecem.
Todos os dias, 39 mil meninas com menos de 18 anos são obrigadas se casar no mundo, conforme informou nesta quinta-feira a ONG Plan International por conta do debate parlamentar na Espanha sobre a tipificação como delito deste tipo de casamento. A Comissão de Justiça do Congresso dos Deputados da Espanha começou hoje o debate da reforma Código Penal espanhol que propõe criminalizar o casamento forçado com intimidação ou violência. De acordo com a Plan International, caso essa tendência não seja extinta, 140 milhões de meninas terão sido forçadas a se casar até 2020.
"Os casamentos forçados não só obrigam às menores a abandonar a educação e as condenam a uma vida com poucas perspectivas, como, em um grande número dos casos, conduzem à violência, o abuso e as relações sexuais forçadas. Elas correm mais risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis e de ficar grávidas quando seus corpos ainda não estão preparados", disse a diretora de Plan International na Espanha, Concha López, em comunicado.
A pedido da Plan International, o Congresso dos Deputados aprovou em 2013 e 2014 declarações institucionais para pedir a ONU para emitir uma resolução internacional que pusesse fim a esta prática. Em 21 de novembro de 2014, a ONU aprovou uma resolução para prevenir e erradicar o casamento infantil forçado e obrigar os Estados a proteger o direito à educação de meninas e mulheres através de ensino de qualidade.
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário