domingo, 22 de dezembro de 2013

Vai viajar? Atenção à nutrição das crianças

Getty Images
Em época de viagens, muitos pais sofrem para manter a rotina dos pequenos no que diz respeito à alimentação. O pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, da MBA Pediatria e Nefrologia, dá algumas dicas para que seu filho não fuja completamente do cardápio habitual. Para os nenéns menores de seis meses, que ainda se alimentam exclusivamente de leite materno, não existe um horário específico de amamentação, sendo assim, a mãe precisa continuar com o habitual. "Durante uma viagem, sempre que possível, a mãe deve amamentar seu bebê em seus horários de costume. Se a criança não apresenta tendência a vomitar após as mamadas, não há problema em alimentá-la com o carro em movimento", diz o médico. Os bebês que já usam mamadeira estão acostumados a tomá-la em temperatura ambiente, já que se aproxima bastante da temperatura do corpo materno, por isso é ideal manter o leite aquecido. Outra dúvida frequente das mães é a respeito do momento de preparação da mamadeira; e o médico esclarece: "O leite é um excelente meio de cultura para bactérias. Por este motivo, deve-se sempre prepará-lo no momento da refeição. Assim se evitarão certas contaminações que podem provocar doenças em seu bebê". 
Se o seu bebê já come, a indicação é levar os alimentos de casa e ter cuidado com o armazenamento deles, para que não haja qualquer tipo de problema. Para economizar tempo, muitas mães levam refeições pré-preparadas nas viagens, mas o médico faz alerta. "As frutas são o alimento ideal em viagens, pois não apresentam risco de contaminação e são facilmente oferecidas às crianças. Alimentos pré-preparados devem ser mantidos em refrigeração (sacolas térmicas) e aquecidos antes da oferta. Tal refeição deve ser preferencialmente oferecida em um intervalo da viagem, com o veículo parado ou em lanchonetes e restaurantes das rodovias", explica o médico. 
Ainda de acordo com o pediatra, qualquer viagem é uma saída da rotina dos bebês e crianças e elas se adaptam facilmente a isto. Tentar manter o rotina do lar pode ser estressante para os pais, por isso alimentos frescos (frutas e legumes), sucos e bolachas podem ser opções bem interessantes. 
Opções de cardápio para as crianças 
Como garantir que seu filho não fuja completamente do cardápio habitual?
Para facilitar a vida das mamães, preparamos uma pequena lista de opções de cardápio para diferentes idades: Bebês alimentados ao seio - Leite materno sempre que apresentar sintomas de fome ou sede. 
Bebês com dieta mista (Leite materno + outros alimentos) - Durante a viagem, o médico aconselha a dar preferência ao leite materno, pois não apresenta risco de contaminação, é fácil de ofertar durante a viagem e contém todos os ingredientes necessários à boa nutrição do bebê. Caso queira inserir algum outro alimento, lembre-se que as comidinhas pré-preparadas devem ser mantidas em refrigeração - no calor, é melhor evitar e optar pelo leite. Maiores de um ano - Suquinhos, bolachas integrais, sanduíches de pão integral com queijo minas, frutas e legumes são as melhores opções.
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário