domingo, 22 de dezembro de 2013

A web continua mudando a nossa educação

Foto: ThinkStock
Há alguns anos, as pessoas acessavam a internet e navegavam pelos sites de maneira estática, ou seja, acessava-se um material para leitura, lia-se e fechava-se sem nenhum recurso adicional. Se quiséssemos nos comunicar com o responsável pelo conteúdo o faríamos no máximo por e-mail. Esta Web foi batizada por Web 1.0 Nos dias de hoje, com os avanços tecnológicos, as nossas experiências com os conteúdos digitais da internet nos fazem interagir com outros usuários ou até mesmo que alteremos o conteúdo de um site, um blog à partir de uma nova dinâmica interativa. Essas novas configurações que nos fazem experimentar a internet de maneira que compartilhamos informações e nos colaboramos o tempo todo, é chamada de 2.0. Esta inovadora versão nos colocou em inúmeras redes sociais, páginas com vídeos, blogs, wikis, chats, ou seja, fez que nos dias atuais possamos receber e fornecer conteúdos a todo e qualquer momento e de qualquer lugar, graças à tecnologia.
Desta forma a Web 2.0 objetiva facilitar o compartilhamento de informações de maneira interativa e propiciar ao usuário o exercício interpessoal, assim como o desenvolvimento da colaboração na World Wide Web (www). 
Vivemos mergulhados em um mundo hiperconectado que por sí só é detentor de um volume de informações disponíveis nos mais diversos formatos midiáticos distribuídos por toda a internet. Este fato, gerador de inúmeras conexões, compartilhamentos, trocas entre todos faz que novos conhecimentos surjam, assim como novas práticas, ideias, produtos e até mesmo contextos sociais dos mais variáveis possíveis.
Alguns exemplos de sites da Web 2.0 são as redes sociais, comunidades, wikis, blogs e sites que compartilham vídeo entre outros vários tipos de aplicações que sempre desencadeiam a interação entre pessoas. Hoje, estar navegando pela internet é estar com pessoas, interagindo e em conexão.
Sem dúvida alguma a Web 2.0 trafega sob uma nova percepção a respeito de contextos específicos, como por exemplo a colaboração coletiva e a democratização do saber, contando maciçamente com a participação da população planetária. Ninguém mais quando navega pela Web 2.0 apenas consome informação. Todos consomem e interagem. 
Em Educação, as novas tecnologias digitais trouxeram aos professores novas possibilidades para interagir e desenvolver aprendizagem junto aos alunos, pois diversas ferramentas ofertadas pela Web 2.0, traduzidas por inúmeras multimídias dão aos estudantes acesso não apenas às ideias e informações produzidas por seus professores, mas até à bibliotecas online do mundo todo, museus, centros culturais e que são repletas de rico material acadêmico. 
Estamos em rede o tempo todo, tanto em nossas vidas particulares como na Educação. Diante disto o papel do educador contemporâneo passou a ser o de preparar seus alunos para a experiência da navegabilidade pelo mundo virtual e informacional, e a partir do buscado e do recolhido, poder com eles desenvolver um trabalho de troca coletiva para assim ocorrer a validação da informação, a análise crítica do validado, a discussão entre todos e a interpretação que remete a construção do conhecimento. 
Estudar em conexão nos dias de hoje passa a ser uma grande experiência que nos preenche nas dimensões intelectual, emocional, social, ambiental e principalmente nos remete a novas percepções, pensamentos, conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares. Esta oportunidade nos reconstrói o tempo todo como seres humanos não mais originários de um lugar, de uma entidade, de uma instituição.
Passamos a ser cidadãos do mundo! A internet nos possibilita isto. A educação a distância nos proporciona isto.
Fonte: Yahoo

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