sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

“O Conselho Tutelar de Itambé pede Socorro”

Por: Clébio Lemos
Livro Ouro
O Conselho Tutelar de Itambé-Bahia vem sofrendo vários tipos de problemas desde suas instalações até o suporte dado pela prefeitura municipal. Hoje está trabalhando sem internet, sem aparelho de telefone fixo, que na realidade nunca existiu, o único aparelho de telefone móvel está com defeito e os créditos estão sendo custeados pelo Excelentíssimo Dr. Rodrigo Medeiros que atualmente é o juiz do município. O Conselho necessita de um automóvel para realização de visitas e fiscalização e até o momento nada foi feito ficando assim o trabalho desse Conselho ineficiente. Infelizmente esses não são os únicos problemas enfrentados pelos conselheiros tutelares, a sede se encontra com instalações necessitando de reparos; as salas são pequenas e inadequadas para o atendimento; o telhado precisa ser trocado, pois com essas chuvas de verão a sede fica toda molhada queimando por duas vezes a única impressora que existe, o forro está deteriorado; os móveis precisando ser trocados; uma maquina fotográfica para registro de algumas situações; precisam também com urgência de um computador, pois os conselheiros participaram de um curso de capacitação em Salvador em 2012 para instalação de um “Sistema de Informação para Infância e Adolescência” (SIPIA) e não podem utilizar as ferramentas desse programa para assim melhorar e facilitar o atendimento das crianças a adolescentes. 
O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos das Crianças a Adolescentes) ainda não está ativo no município dificultando também o trabalho dos conselheiros, pois esse sempre vinha dando suporte ao conselho.
Os Conselheiros também reclamam dos salários recebidos (salário mínimo) e a falta das garantias trabalhista como no caso do décimo terceiro que os mesmos não receberam até o momento. Com toda falta de equipamentos para o trabalho os conselheiros se sentem desrespeitados e inoperantes com pés e mãos atadas em diversas situações. Os conselheiros já realizaram também reunião com alguns vereadores do município para tentar sensibilizar os mesmos e até o momento nenhuma reivindicação foi atendida. A situação já está tão desgastada que os mesmos, em reunião realizada com o colegiado resolveram pedir ajuda a comunidade itambeense fazendo um Livro Ouro com o intuito de agaranhar fundos para a compra de um computador e um scanner que são indispensáveis para o bom funcionamento desse órgão tão importante na nossa comunidade.






Um comentário:

  1. OS CONSELHEIROS TEM MOTIVOS DE SOBRA PARA RESOLVER TODOS ESSES PROBLEMAS, ''PROVOQUEM'' O MINISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO, SE NÃO RESOLVER, ''PROVOQUEM'' NA CAPITAL SALVADOR. O MINISTÉRIO PÚBLICO FUNCIONA, MAS TEMOS QUE ''PROVOCÁ-LO''. MORADORES DE ITAMBÉ, ACORDEM PARA A VIDA, COBREM TAMBÉM DO JUIZ, DO PREFEITO E PRINCIPALMENTE DOS VEREADORES QUE ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DO POVO (CONSELHEIROS TUTELARES).

    ResponderExcluir