sexta-feira, 6 de maio de 2011

DROGA=DOR E SOFRIMENTO

Para começar a escrever  esse artigo falando sobre  drogas foi muito difícil para mim, visto que não sou um bom escritor, mas diante da situação caótica que estamos vivendo em nosso município, em nosso estado e em nosso país, torna se necessário manter os nossos leitores informados do que está acontecendo em nossa cidade maravilhosa Itapetinga. Quando lembro da época que tinha meus 13 (treze) anos, ainda com rosto de criança, cheio de sonhos, morava no bairro primavera estudava na escola Dona Lúcia no turno vespertino, mas acordava 06:00hs da manhã todos os dias para jogar futebol com os meus grandes amigos no campo Juraci Nunes, tempos maravilhosos que não irão voltar, praticava esportes, estudava, ajudava meu irmão na reformadora de sofá, mesmo com tanta dificuldade que passávamos naquela época foi um tempo que jamais esquecerei, pois, foi uma época de alegrias constantes na minha vida. Meus pais sempre de olho em tudo que eu fazia ou deixava de fazer, corrigia quando eu estava errado (eu tomava umas palmadas). Uma família composta por 04 (quatro) irmãos e 02 (duas) irmãs, mas nenhum se perdeu no mundo tenebroso das drogas, como eu disse tínhamos tantas dificuldades, porém não abaixamos a cabeça, conseguimos vencer essa batalha e continuamos lutando nessa guerra e a certeza é que iremos vencer.

Caro Leitor citei esse exemplo para podermos fazer uma comparação, veja só até pouco tempo atrás as pessoas associavam droga a pobreza, mas nesses últimos anos temos presenciado cada vez mais pessoas da classe media e/ou alta envolvidas com o trafico e o consumo de drogas. O que mais mim deixa perplexo é ver a quantidade de adolescentes e crianças envolvidos nesse mundo de dor (é o que a maldita droga traz: dor), eu não tinha noção da quantidade de jovens e crianças que estavam envolvidos com droga. No ano passado (2010), fui eleito Conselheiro Tutelar de Itapetinga, então passei a conviver com a triste realidade que vivem nossos adolescentes e crianças. Gente vivemos em nosso município uma situação lamentável, crianças e adolescentes se drogando, sendo usados como aviãozinho, meninos e meninas que perderam o interesse pelos os estudos, que não respeitam mais os pais e que infelizmente fugiram de casa para morar com traficantes. Precisamos nos organizar para juntos tentarmos resolver essa problemática.

 Quem pode ajudar?

Uma mãe desesperada foi a sede do Conselho Tutelar pedir ajuda, pois, os dois filhos adolescentes dela estavam envolvido com o trafico e consumo de droga, conversando com aquela senhora percebi o desespero e a dor que ela demonstrava em sua fala e no seu semblante triste, lagrimas corria dos olhos daquela senhora enquanto falava comigo, ela queria ir embora com os filhos para outra cidade, pois, os adolescentes estavam ameaçados de morte, resultado a família foi embora de Itapetinga. Em nossa cidade temos um órgão ligado a secretaria de saúde chamado CAP’S A/D Coordenado pelo competentíssimo Dr° Wagner Lemos. Mas alguém ai sabe para que serve o CAP’S A/D?
é um órgão destinado a acolher e cuidar de pessoas com dificuldades decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas. O trabalho busca reintegrar o indivíduo à sociedade de forma produtiva e participativa a ambientes sociais e culturais, onde se desenvolve a vida cotidiana e familiar.  
Algumas pensam que o CAP’S A/D é um órgão para cuidar de malucos, engana-se quem tem esse tipo de pensamento. Então o que faz o CAP’S A/D?
O tratamento no CAP’S AD é realizado através de vários tipos de atividades, como: Atendimento individual; Atendimentos grupal; Atendimento aos familiares; Oficinas terapêuticas; Visitas domiciliares; Tratamento clinico; Orientações pedagógicas preventivas para a comunitária. Estas atividades são oferecidas regularmente, de acordo com a necessidade de cada pessoa e são realizadas por profissionais, como: Assistente Social, Clínico Geral, Educador Físico, Enfermeiro, Psicólogos, Psiquiatras, Terapeuta Ocupacional, além da equipe técnica composta por Auxiliares de Enfermagem, Auxiliares Administrativos, Auxiliares de Serviços Gerais, dentre outros.

O grande problema é que a maioria dos usuários de drogas não reconhecem que tem necessidade de fazer um tratamento, preferem afundar cada dia mais nesse mundo de trevas e acaba levando a família junto.
Os nossos governantes tem que investir em segurança publica, educação e saúde, temos um grande numero de setores que poderiam ter mais investimento do governo, mas eles preferem pegar o dinheiro dos nossos impostos e colocar na cueca, na meia e só Deus sabe onde mais. Só vai melhorar quando eles destruir o mal pela raiz, pegar os miseráveis que tem destruído famílias ou seja os grandes traficantes que ficam em seus belos palácios comandando o trafico. O pior é que tem vários  políticos envolvidos com esse negocio ilegal, por isso muitos estão pouco se lixando com que agente pensa em relação a droga (tem uns que tem a cara de pau de dizer que é a favor da legalização da droga), já pensou? o cara vai no mercado e fala pra o comerciante: -me dê um quilo de maconha. Isso é uma piada.
Lugar de criança e adolescente é na escola, mas será que temos escolas suficiente para a demanda da nossa cidade? Itapetinga tem crescido bastante nos últimos anos, porém, não vemos escolas serem ampliadas nem construídas. Tenho visitado algumas escolas em nossa cidade, fico triste, as salas estão superlotadas com 35 (trinta e cinco) e até 40 (quarenta) alunos, não entendo como um professor consegue ensinar em um ambiente desse, muito menos como uma criança consegue aprender, sem chance, não dá. A educação é uma porta para o sucesso, mas para que esse sucesso seja alcançado é preciso investimento.

Droga=Prisão e Morte

Gente é de conhecimento de todos que a droga só leva a dois caminhos: Prisão e Morte, se o camarada parasse um pouco e pensasse antes de experimentar droga, ele simplesmente iria desistir, pois, não tem beneficio nenhum só malefício. Um exemplo o cara usa cocaína, por que ele ouviu um amigo dizer que deixa ele acesso, fica muito esperto e elétrico, isso é só o começo ele gosta e começa a usar constantemente, depois disso a cocaína não faz mais o efeito desejado, ele passa a usar a pedra da morte (crack), pronto, vida destruída, família acaba e conseqüentemente morte.

Seja esperto não use drogas  

ClébioLemos                                                                                                                                         Conselheiro Tutelar de Itapetinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário