terça-feira, 17 de maio de 2011

Começou em Itapetinga a Semana da Campanha de Combate a Exploração Sexual Infantil.

Marcio, Claúdia, Eusébio, Aline, Marinalva e Ana Carolina

No dia 12/05/11 o CREAS e o Conselho Tutelar estiveram presente em Bandeira do Colônia,  na ESCOLA  DONA GENI onde foi ministrada uma palestra pela coordenadora do CREAS a Srª Eleni, para alguns pais de alunos que encontravam-se naquela instituição. Após a palestra foi feita a entrega de folhetos informativos para alguns moradores daquela localidade.
No dia 13/05/11 foi dado continuidade aos trabalhos com uma palestra na Câmara Municipal de Itapetinga. Estiveram presentes neste evento várias autoridades do nosso município: O Sr° José Carlos Moura (Prefeito Municipal), Fabiano Bahia (Vereador), Naara Duarte (Vereadora), Valdeir (Vereador), Marcos Gabriele (Vereador), Chico Ferro Velho (Vereador) e representantes de várias instituições da nossa cidade: Givaldo Viana (representante da Guarda Municipal), Tenente Melo (representante da PM), Claúdio (representante da Ouvidoria do Estado, Ricardson (Coordenador do PROJOVEM), Maria Claúdia (Coordenadora do CRAS do Américo Nogueira) e Elizana Moreira (coordenadora do CRAS das Vilas).
A palestra foi ministrada pela Drª Julianne Nogueira (Juíza de Direito) e pelo Dr° Marcelo Aguiar (Promotor da Infância e Juventude). O tema da palestra foi O Combate a Exploração Sexual.  Drª Julianne falou sobre a proteção integral que está relatada no artigo 1° do Estatuto da Criança e do Adolescente, sobre a exploração sexual e a dificuldade de se ter um percentual exato por falta de denúncias. A mesma foi muito clara e objetiva em sua fala deixando umas dicas para que possamos ter um pouco mais de conhecimento sobre o assunto.
·         A exploração sexual não é somente o ato em si, mas até mesmo por uma instigação provocada pelo agressor, por fotos, vídeos, palavras ligadas à pornografia e um toque nas partes íntimas.
·         Por quem pode ser feito essa agressão?
Pelo pai, mãe, tio, tia, irmão, avó, avô, vizinhos e/ou pessoas desconhecidas
·         O agressor geralmente é uma pessoa agradável, amigo de todos, gosta de dar presentes, uma pessoal acima de qualquer suspeita.

A Juíza também falou sobre os sinais que identificam a exploração sexual e que a solução não é somente prender o agressor, mas tratar a vítima e sua família assim como ao abusador. Disse ainda da importância do trabalho em conjunto da rede de proteção: Conselho Tutelar, Ação Social, Órgãos Municipais e Poder Judiciário. Drª Julianne finalizou sua fala enfatizando o compromisso de todos na luta contra a exploração sexual a crianças e adolescentes.
                                              
Dr° Marcelo Aguiar em sua fala disse que o abuso sexual não viola somente o direito, mas também a inocência da vítima. Disse que existe uma idéia errada que somente homens cometem esse tipo de abuso, entretanto, mulheres também praticam esse tipo de violência. Segundo o Promotor, seguramente 90% dos casos de abuso sexual acontecem dentro da própria família, as crianças e os adolescentes se calam, pois, tem medo de que o pai seja preso, da mãe ir embora de casa ou por que é ameaçada de morte. Lembrou que o artigo 13 do ECA  mostra que o Conselho Tutelar tem atribuição legal para fazer encaminhamentos devidos: Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. ECA art. 13. Segundo o Promotor Dr° Marcelo Aguiar, “Conhecimento não ocupa espaço”.
Agradecemos aos alunos das escolas NORALICE GUSMÃO, ALFREDO DUTRA E GINÁSIO AGRO INDUSTRIAL que estiveram presente neste tão importante evento.
Parabenizamos a Cristiane Nunes (Coordenadora da Proteção Especial) que vem prestando um bom trabalho à nossa comunidade, a Cledilene Batista (Secretária de Desenvolvimento Social), a Drª Julianne Nogueira (Juíza de Direito) e Dr° Marcelo Aguiar (Promotor da Infância e da Juventude) que sempre tem apoiado as ações voltadas à nossa comunidade.

Fotos dos eventos no Menu.   

 Texto: Clébio Lemos
 Revisão: Aline Silva
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário