quarta-feira, 26 de março de 2014

Poder Familiar - Os Pais têm Poder de impor Limites para os seus Fillhos?

Marcio Gil de Almeida
Teólogo e Pedagogo


O princípio do poder familiar é o maior bem do menor. Liberdade é direito de ir e de vir, de expressar opinião, de concordar e de discordar.  Os pais podem sim, impor limites para os seus filhos, pois ninguém pode cuidar sem impor limites. No ECA artigo 4° nos diz que a família deve promover liberdade para a criança e o adolescente. Ora, senhores, existe liberdade sem limites? É claro que não. Se para o adulto há limites em tudo que a lei discrimina, ou que o bom senso determina, ou ainda os bons valores limitam, quanto mais para um ser em desenvolvimento. É a Lei nos autoridade de dizer que, quem manda na vida do menor, são os detentores do Poder Familiar, os pais ou os responsáveis legalmente reconhecidos.

Ter poder de delimitar a liberdade  não quer dizer tirar a liberdade, mas qualificá-la. Temos que tomar cuidado com os extremos, pois liberdade de mais gera adultas sem limites e não conseguirão viver felizes numa sociedade que tem regra para tudo. Da mesma forma, que restringir liberdade de demais pode cair no crime cárcere privado.  Uma pessoa que vive sem liberdade, é uma pessoa infeliz. Temos que educar os nossos filhos para viver neste mundo. Se ensinamos bem, quer na presença ou ausência, eles seguirão o nosso ensino.

Exemplos práticos de delimitar limites, coloco para os senhores e senhoras: limitar os horários de sair à rua e determinar o horário para chegar  em casa, limitar os lugares que frequentam que possa expor o menor a perigos de vida e da boa moral. Eles tem o direito de ter e de expressar a sua opinião, mas os pais não são obrigados a concordar e vice-versa. Mas, como os responsáveis são os pais e respondem legalmente  por eles, os filhos devem obediência.  Os pais devem evitar extremos, diplomacia é bom. Filhos não são propriedade dos pais, mas eles não podem fazer o que querem. A autoridade  dos pais tem limite, assim como a liberdade dos filhos.


Para levar um filho atender os limites, na intenção do bem maior dos filhos, impostos pelos pais, o amor é o caminho. Temos que saber como falar com os filhos.  Faça uma reflexão nestas perguntas que vou lhe fazer e faça conforme as suas respostas: Se coloque no lugar do seu filho e me responda, como você gostaria que ele falasse contigo?  Do mesmo jeito que você quer que ele fale contigo, fale você também.  Você acredita que o seu filho está te observando para imitar-te ? Se você fosse o filho e o seu filho fosse o pai, você estaria te imitando em quê? Pais vem primeiro do que os filhos, são os filhos que aprendem com os pais. Eles vão imitar você, pois é você que é o modelo para ele. Falando de liberdade responsável ao filho, mostre a sua e ensine a dele que tem limites diferentes porque você já é um ser desenvolvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário