sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Jovens líderes:Projeto leva consciência política a estudantes de escola pública do DF

Eles são jovens, eles são muitos e alguns deles são líderes. Adolescentes e jovens adultos interessados não apenas em diversão e estudos e afetados não somente por espinhas no rosto. Vários grupos se organizam para fazer diferença na sociedade, mesmo que seja na escola ou no bairro onde moram.
Jovens líderes:Projeto leva consciência política a estudantes de escola pública do DF
Pessoas que, antes dos 25 anos, já entenderam que a mobilização política e social muda a vida da comunidade e das gerações futuras. Assim é o estudante Arthur Ribeiro, 18 anos, que sai da escola pública onde cursa o terceiro ano do ensino médio para monitorar uma turma de jovens de outra escola com oficinas de comunicação, cidadania e os interesses coletivos do bairro onde vivem.

Arthur faz parte do Projeto ONDA do Instituto de Estudos Socioeconômicos, o Inesc, que há 30 anos atua na defesa dos direitos humanos e orçamento público junto ao Congresso Nacional.

O estudante ajuda outros colegas a levantar os temas de interesse de cada grupo social e discutir o papel do jovem nessa sociedade.

"O jovem que debate, por exemplo, que não tem verba para educação, de que a verba para pagar a dívida pública é maior do que a da educação, o jovem que tem isso na ponta da língua, se ele vai se revoltar, ele vai se manifestar, esse é o papel da discussão e depois vem a prática, é a gente tentar tirar uma ação que volte essa discussão para que a gente consiga aplicar"

Arthur Ribeiro teve que lutar dentro da própria escola para conseguir manter o funcionamento do grêmio estudantil, mas ainda não tem planos de ampliar a participação política dele para o campo formal, em disputas de cargos eletivos públicos. Ele prefere continuar a mobilização dentro do projeto de oficinas de debates.

"Como não há respeito ao idoso, não há respeito ao jovem, então o jovem sempre é o inexperiente, e a massa de voto não é a juventude, que acaba não elegendo seus representantes."


Com o apoio de organismos internacionais, como o Unicef, o projeto ONDA já formou cerca de 500 adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal nos três anos de existência dentro do Inesc.

A coordenadora do projeto, Márcia Acioli, acredita que o jovem tem muito a sugerir e agir diretamente na comunidade.

"A gente participa de audiências públicas, participa do fórum OCA, que é forum de orçamento criança e adolescente, e os meninos tem pautado suas questões nesses lugares. Numa audiência pública na Câmara Legislativa, eles conquistaram R$ 2 milhões a educação, por exemplo, e já participaram de audiências públicas por mais vagas na educação infantil. Então eles começam a ter ações mais visíveis"

Os jovens que assumem lideranças na sociedade hoje no país não querem ser herdeiros dos problemas sociais decorrentes das ações ou omissões de gente grande. O efeito multiplicador das pequenas ações é a esperança de um grupo, representada por jovens como o Arthur Ribeiro.

"Acho que o jovem não se vê reconhecido na política, o jovem não vê política para ele, por isso não gosta de política. Ele não sabe que tem meios legais e tem meios de fazer pressão para construir as políticas para ele. Acho que se a gente tivesse orientação, espaço de formação política dentro do colégio a gente poderia mudar esse quadro"


Fonte: Rádio Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário