terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ITAPETINGA: Crianças pedem esmolas no centro comercial

Foto: Clébio Lemos
Um problema social que está preocupando autoridades do Município. Em grupos ou de forma individual, crianças pedem dinheiro a consumidores do centro comercial de Itapetinga. As praças Deiry Walley, Augusto de Carvalho e da Bíblia transformaram-se em pontos de arrecadação de dinheiro por parte de crianças, adolescentes e até de adultos. O problema pode ser observado por quem se dirige ao centro comercial da cidade. 
O Conselho Tutelar de Itapetinga é conhecedor desse problema e já encaminhou oficios ao Ministério Público e ao CREAS (Centro de Referência Especializa da Assistência Social), pedindo providências.
Na tarde desta terça-feira (7), o Conselho Tutelar foi acionado por um comerciante que denunciou a presença de crianças pedindo esmola no centro comercial. O Conselheiro Clébio Lemos esteve no local e constatou a veracidade dos fatos, foi possível observa a presença de mais de 7 crianças com idades entre 10 e 9 anos, tomando conta de carros, motos e pedindo esmolas.  Crianças com roupas sujas, rasgadas, descalças, em total situação de vulnerabilidade social, todas com passagens pelo Conselho Tutelar e que já são atendidos pelos órgãos municipais, CRAS, CREAS e outros. Nesse período de férias escolares tem crescido o numero de crianças em situação de rua, pois muitos "pais e responsáveis" atribui a responsabilidade de cuidar de seus filhos as unidades educacionais; e quando chega o período das férias, não conseguem cuidar dos mesmos, preferindo deixar-los pelas ruas em total situação de risco. Vale lembrar que o Conselho Tutelar já advertiu os pais de algumas dessas crianças e fez o pedido de destituição do poder familiar junto ao Ministério Público Municipal.
Conselho Tutelar de Itapetinga
E defesa dos direitos de criança e adolescente  


Um comentário:

  1. É isso aí meu amigo Clébio Lemos, é um orgulho ter você como colega de profissão.

    ResponderExcluir