quarta-feira, 20 de novembro de 2013

SAMU Comemora Dois Anos de Atuação em Itapetinga e Microregião

Implantado no dia 16 de Novembro de 2011, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu comemorou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) nesta terça-feira (19) o segundo ano de atividades no município. De acordo com relatório apresentado, entre Novembro de 2011 a Outbro de 2013, o Samu realizou 5.3oo atendimentos por agravo. Segundo a Coordenador do Serviço, Carlos Alberto Ferraz, a comemoração da data foi entre o vários servidores, distribuídos entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Auxiliadores de Regulação Médica e servidores administrativos. “Prestamos homenagem ao ex-coordenador, o e também contou com a presença da primeira dama Cida Moura e do vereador José Antunes (PSC), que fez a reflexão sobre a missão do ‘samuzeiro’, que salva vidas independente da cor, da opção politica e classe social levando por igualdade a todo cidadão o melhor atendimento possível. 
Para Carlos Alberto, o Samu de Itapetinga tem conseguido corresponder aos objetivos da Política Nacional de Urgência e Emergência que prevê a redução do número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. “Para isso, os nossos profissionais estão em constante capacitação, para garantir permanentemente a qualidade do serviço e a humanização do atendimento”, explica Carlos, carinhosamente chamado de “Carlão”.
A coordenador lembrou que o atendimento de urgência e emergência, realizado pelo Samu, é feito em todos os locais, como de trabalho, residências e vias públicas, e envolve as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento. “A ligação do solicitante é atendida por um técnico da Central, este identifica a emergência e, imediatamente, transfere para o médico regulador. Este profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o solicitante sobre as primeiras ações”, destaca.
O Samu deve ser acionado somente em situações de urgências, dentre elas estão a ocorrência de problemas cardio-respiratório, intoxicações, traumas ou queimaduras, ocorrência de quadros infecciosos, maus tratos e trabalhos de partos, casos de tentativas de suicídio, crises hipertensivas e acidentes com vítimas, choque elétrico ou com produtos perigosos. “Estamos orientando a população quanto ao trote. Pois o tempo e os recursos gastos com isto, podem fazer com que atrase o atendimento de um paciente em situação imediata à vida”, finaliza Carlos.
Atualmente, Itapetinga conta com uma frota composta de 01 Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel) e 01 Unidade de Suporte Básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário