sábado, 15 de agosto de 2015

CPI do Assassinato de Jovens recebe promotor de justiça e coronel da PM


Logomarca para uso do perfil Face da CPI1
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado que investiga o assassinato de jovens no Brasil promove na segunda-feira (17/8), a partir das 19h30, audiência pública com a participação do promotor de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Thiago André Pierobom de Ávila e o coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Ibis Silva Pereira. De acordo com os requerimentos que solicitaram a audiência, o encontro servirá para que os convidados apresentem dados e indicadores sobre homicídios de jovens nos últimos anos. Esses dados são imprenscindíveis para subsidiar os trabalhos da Comissão. Os autores dos requerimentos são a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e Lindbergh Farias (PT-RJ). “Esta comissão tem ouvido especialistas, pesquisadores e representantes de instituições que atuam no tema da segurança pública e dos direitos humanos. 
E uma das preocupações levantadas é a ausência de dados qualificados para que seja possível realizar um diagnóstico preciso sobre as diversas nuances das mortes violentas de jovens, a fim de propor medidas mais efetivas de enfrentamento ao problema”, argumenta o senador Lindbergh Farias, relator da CPI. A presidente da CPI, senadora Lídice da Mata, lembra que no último mês de fevereiro, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) juntamente com o Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-Uerj), participou de pesquisa do governo federal para avaliar o Índice de Homicídios de Adolescentes no Brasil (IHA): “São inaceitáveis as condições a que estão acometidos os jovens no Brasil.
Os números mostram que no ano de 2012 chegamos ao maior patamar da série histórica, com estimativas de mais de 42 mil adolescentes, entre 12 a 18 anos, vítimas de homicídio nos municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes entre os anos de 2013 e 2019. Isso significa que, para cada grupo de mil pessoas com 12 anos completos em 2012, 3,32 correm o risco de serem assassinadas antes de atingirem 19 anos de idade”. A taxa divulgada representa um aumento de 17% em relação a 2011, quando o IHA chegou a 2,84.A Comissão foi instalada em 6 de maio com o objetivo de apurar as causas de homicídios na juventude e propor políticas públicas para combater esse processo. Por ano, 56 mil pessoas são assassinadas no Brasil, o que equivale a 29 vítimas a cada 100 mil habitantes, índice considerado epidêmico pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desse contingente, 53% são jovens e, entre eles, 77% são negros e 93% do sexo masculino. A presidência da CPI está a cargo da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), tendo o senador Paulo Paim (PT-RS) na vice-presidência. As audiências públicas da CPI do Assassinato de Jovens são interativas. Os interessados podem participar por meio do Portal E-Cidadania ou do Alô Senado (ligação gratuita pelo 0800-612211). A Comissão também pode ser acessada por um perfil público no Facebook e os vídeos de todas as audiências também ficam disponíveis em canal do Youtube.
Assessoria de Imprensa, com Jornal do Senado (14/08/2015)

Um comentário:

  1. gostaria de saber a data da prova para escolher os menbros do conselho... Voces divulgaram so o local e horario.

    ResponderExcluir