segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

MINISTRA MARIA DO ROSÁRIO:"CIDADE ACESSÍVEL É A META PARA OS PREFEITOS E PREFEITAS"

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), abriu, na última terça-feira (29), o ciclo de palestras do eixo temático “Participação Social e Cidadania”,no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Rosário abordou as quatro linhas que constituem o programa voltado às pessoas com deficiência: Acesso à educação; Inclusão social; Acessibilidade; Atenção à saúde. O Viver Sem Limite tem R$ 7,6 bilhões em recursos para implementar políticas públicas em todo o país. A iniciativa é coordenada pela SDH/Presidencia Republica, envolvendo 15 ministérios e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE).
Somente na área educacional, a meta é adquirir 2,6 mil veículos adaptados e tornar 13,5 mil salas de aula acessíveis. Outra ação 
destacada pela ministra é o programa Minha Casa, Minha Vida, que tem como objetivo oferecer 1,2 milhões de residências adaptadas até o final do próximo ano.
RECOMENDAÇÃO DA MINISTRA:
“Os prefeitos precisam procurar as famílias que têm pessoas com deficiência e informar”.
Rosário também pediu que os prefeitos e prefeitas criem CONSELHOS DA PESSOA COM DEFICIENCIA. Outra ação frisada pela ministra é a implantação de 45 centros de referência em reabilitação.“Uma cidade acessível deve ser uma meta para os prefeitos e prefeitas”, conclamou.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES - A ministra Maria do Rosário aproveitou a oportunidade para tratar de outras políticas coordenadas pela pasta, como as voltadas para crianças e adolescentes. Ela pediu que os prefeitos deem suporte à qualificação dos Conselhos Tutelares. 
Inclusive, a Secretaria está disponibilizando 500 kits para os órgãos, compostos por um carro, cinco computadores, uma impressora 
multifuncional, um refrigerador e um bebedouro. Para isso, as prefeituras precisam se habilitar junto à SDH/Presdencia da Republica.
Por: Ângela Goés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário