sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Poupe e garanta o futuro das crianças

Poupar, investir e orçar gastos é o caminho para garantir o futuro das crianças
Thinkstock
SÃO PAULO - Estamos cansados de ver que, em geral, as famílias brasileiras não fazem planejamento financeiro algum. O professor de Gestão Financeira da Metrocamp (Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas), Fabrício Pessato faz a crítica: “Considero a falta de organização financeira a principal falta dos pais no planejamento da educação dos filhos”. Apesar de ser difícil listar todos os gastos familiares e analisar o que pode ser cortado, a manutenção de um orçamento é extremamente importante, além de ser a melhor saída para pais que se preocupam com o futuro dos filhos. Pessato diz que, para se ter uma ideia, a soma das mensalidades dos ensinos fundamental e médio pode custar entre R$ 146.463 e R$ 344.311 para cada filho, sem contar material escolar, uniformes, transporte e alimentação.
Sendo assim, o economista aconselha a família a elaborar um orçamento a fim de acompanhar se os gastos com educação não comprometem a saúde financeira familiar.
Lição número zero
Segundo o professor, poupar é a “lição número zero” das Finanças Pessoais Familiares. A caderneta de poupança é uma boa opção para juntar recursos a serem destinados à Educação dos filhos, porque o resgate em situação de emergência é mais fácil e não envolve perdas significativas, como taxas de administração e impostos.
Já os investimentos de risco maior compensam somente no longo prazo, no caso de a família planejar ter filhos dentro de cinco anos no mínimo. “No curto prazo, oscilações na lucratividade podem assustar os investidores”, ressalva.
Outra maneira de acumular rendimentos é aplicar parte dos recursos da família no Tesouro Direto, principalmente os vinculados à inflação, tais como as Notas do Tesouro Nacional, conhecidas como NTNs. No Tesouro, o investidor compra títulos da dívida do Governo. É como se estivesse emprestando dinheiro e, no futuro recebe o dinheiro de volta do Governo mais a rentabilidade dos juros. Confira a rentabilidade do Tesouro no próprio site do programa do Ministério da Fazenda: www.tesouro.fazenda.gov.br.
Endividar-se para pagar os estudos dos filhos?
Pessato responde dizendo que tomar empréstimo para o estudo das crianças vale somente se for tomada uma linha de crédito oferecida pelos instrumentos do governo, que possuem juros baixos.
Em relação às outras formas de crédito, o professor adverte: “cheque especial, rotativo do cartão de crédito e mesmo o CDC (Crédito Direto ao Consumidor) são 'venenos' para as finanças pessoais e orçamentos familiares, pois são as que tem mais taxas de juros".

A melhor saída
A melhor, na verdade “a única” saída permanente a ser praticada, é cuidar do orçamento familiar. O professor diz que qualquer estratégia adotada sem um orçamento é motivo de preocupação e estará sujeita ao fator sorte. “Contar com a sorte na gestão financeira da sua família não é uma boa opção”, diz. 

Orçamento
Em entrevista ao portal InfoMoney, o professor Fabricio Pessato elaborou um modelo ideal de itens que devem ser considerados no momento em que a família monta seu orçamento. Seguem os principais itens:

• EDUCAÇÃO
– Escola
– Cursos de Idiomas
– Material Escolar
– Faculdade
– Outros

• HABITAÇÃO
– Prestação do Imóvel Próprio
– Aluguel
– Condomínio
– IPTU
– Energia Elétrica
– Água

• TRANSPORTES
– Prestação do Veículo
– Seguro
– IPVA + Licenciamento
– Ônibus/metrô
– Combustível
– Manutenção Regular (revisões)

• IMPOSTOS/TAXAS
– Imposto de Renda
– Taxas de coleta de lixo
– Multas

• SAÚDE
– Plano de Saúde
– Remédios
– Dentista

• TELECOMUNICAÇÕES
– Telefone Fixo
– Celulares
– TV
– Internet

• ALIMENTAÇÃO & HIGIENE PESSOAL
– Compras de supermercado do mês
– Almoço
– Lanche
– Outros

• TARIFAS BANCÁRIAS E DÍVIDAS
– Tarifas bancárias
– Dívida 1 (descreva-a)
– Dívida 2 (descreva-a)

• VESTUÁRIO E AFINS
– Roupas
– Calçados
– Outros

• LAZER E AFINS
– Viagens
– Mesada das crianças
– Passeios de fim de semana
– Cinema/Shopping/Teatro
– Outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário