segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Governador Jaques Wagner anuncia adesão da Bahia ao horário de verão

Estado participou da medida ano passado, após oito anos. Em 2011, Bahia economizou 105 megawatts ou 4,2% do consumo.
O governador Jaques Wagner anunciou domingo (7) que a Bahia voltará a adotar o horário de verão em 2012. Ano passado, o estado adiantou em uma hora o relógio depois de oito anos sem participar da medida. Segundo o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico, a Bahia economizou 105 megawatts em 2011, o que corresponde a 4,2% de toda a energia elétrica que seria consumida neste período. "O horário de verão foi uma discussão do ano passado, quando voltou a ser adotado, portanto isso está mantido para este ano. Nós precisamos consolidar e depois avaliar, inclusive com a população. Eu creio e repito que a Bahia é parte do Brasil, que adota um horário, e eu creio que, mesmo com alguns sacrifícios, a gente tenha que acompanhar a decisão tomada por Brasília, pelo Governo Federal", diz Jaques Wagner.
Para a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), que defendeu a mudança, o novo horário deve ser mantido nos próximos anos. “A Bahia responde por 55%, aproximadamente, das exportações do nordeste e o mundo externo se relaciona com o Brasil tomando o horário de Brasília como referência. Então, todos os fatores são favoráveis do ponto de vista da atividade econômica pela adoção do horário de verão”, afirmou o vice-presidente da Fieb, Reinaldo Sampaio, após o balanço divulgado em 2011.
A decisão ainda gera polêmica entre a população. "Terei que acordar ainda mais cedo e a economia não é tão representativa assim", opina Jair Martins, técnico em informática.
"Muda muito a rotina da família, para as crianças se adaptarem é bem complicado, porque tem horário de escola, ficam cansadas", avalia Dona Neide Oliveira, dona de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário