quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cresce vigilância eletrônica nas escolas Instalação de câmeras de monitoramento nas escolas divide opiniões da população

Instalação de câmeras de monitoramento nas escolas divide opiniões da população
Sorria, você está sendo filmado. Esta frase, que a gente se acostumou a ver em bancos, repartições públicas, empresas, lojas, entre outros estabelecimentos comerciais, agora invadiu o espaço escolar. A instalação de câmeras de videomonitoramento nas escolas, inclusive nas salas de aula, tem se tornado popular. A medida polêmica tem ganhado cada vez mais adeptos dentro e fora do universo escolar. Mas a solução encontrada para combater a violência não é unanimidade. Pais, alunos, educadores e profissionais ligados à educação têm opiniões divergentes sobre o assunto. O Colégio Rio Branco, um dos mais tradicionais da cidade de SP, instalou câmeras nas salas em meio a protestos dos alunos. O assunto ganhou destaque nacional. Alguns municípios como Campo Grande e Manaus, além de outros do estado do Paraná, também adotaram medida similar. A rede estadual de ensino de Pernambuco divulgou que pretende instalar câmeras para reforçar a segurança nas escolas.
A Prefeitura de Porto Alegre também anunciou a instalação de 300 câmeras nas escolas municipais para reduzir vandalismo, furtos e bullying. Em Caieiras, as escolas municipais ganharam sistema de monitoramento.
Em maio deste ano, a Secretaria de Estado da Educação enviou comunicado às Diretorias Regionais de Ensino informando sobre a visita de técnicos da empresa telefônica para a instalação de câmeras de videomonitoramento. A secretaria não respondeu aos questionamentos da reportagem.
Na rede municipal de ensino, as câmeras de monitoramento já são realidade. De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, os equipamentos visam garantir a segurança das unidades escolares. A secretaria explica que “o controle desse monitoramento é feito pela mesma empresa que cuida do sistema de alarme, que também foi instalado em todas as escolas da rede municipal”. 
A prefeitura pretende transferir o controle do monitoramento eletrônico para a Secretaria de Segurança, já que o órgão possui uma central específica para o serviço criada para monitorar as vias públicas. Para isso, será preciso montar uma estrutura específica para isso, o que está sendo estudado pela prefeitura. A medida visa “tornar o tempo de resposta mais rápido em caso de necessidade de intervenção da Guarda Civil”.
Esta é uma reprodução da notícia publicada na edição impressa do Jornal Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário