quinta-feira, 17 de novembro de 2011

ITAPETINGA-SAMU 192 já é uma realidade


Em Itapetinga a 560 km de Salvador foi inaugurado na manhã desta quarta-feira dia 16/11/2011 o SAMU 192 regional. A cidade de Itapetinga a muito tempo estava necessitando de um serviço de atendimento, visto que nessa região tem tido muitas ocorrências de acidentes e tentativas de homicídios, onde quem fazia o trabalho de primeiros socorros era a Policia Militar e os Agentes da COMUNTRAN. O SAMU 192 Regional de Itapetinga, funcionará 24 horas com duas ambulâncias, sendo uma de Suporte Básico, que fará os atendimentos moderados e leves, conduzindo os pacientes ao HCR e outra de Suporte Avançado que atenderá a micro região realizando atendimentos graves, onde os pacientes serão conduzidos ao Hospital de Base de Vitória da Conquista.
Com a chegada desse serviço Itapetinga passa a contar com uma equipe composta por médicos intervencionistas: Dr. Walbert Alcoforado da Silveira, Dr Luiz Antonio Aleixo, Dr Marcos Andre, Dr. Reinvaldo Lapa, Dr. Luiz Eduardo Brandão, Dr. Alvaro Augusto Simões, Enfermeiros Intervencionistas: Cyomar de Matos Dias, Fabricio José Basto, Alcilene Bandeira Almeida, Gilza Carla Mota de Souza, Carlos Alberto Ferraz de Andrade, Thaise Silveira Lima, Técnicos de Enfermagem: Gracilene da Silva Tavares, marta Oliveira Nascimento, Edileia Maria de Jesus, Alécio Ribeiro de Souza, Everaldo Barbosa Nunes, Diego de Jesus, Maria Suedes Lopes, Nagila Quécia S. Santos, Luzineide Maria de Oliveira, Sela Sales Oliveira, Uemisson neves Santos, Matheus Oliveira Souza, Condutores Socorristas: Wesley Sousa da Silva, Elimar Cardoso Santos, Bruno Gama Sales, Alberto Lacerda Ruas, Claudinei França, Luceli Santos Oliveira, Fernando Emerson de Jesus, Cleriston Seara de Andrade, Jose Albuquerque Santos, Auxiliares de Administrativos (Regulação): Adilson Cascia Felix, Amanda de Oliveira Sotério, Juliana Dutra Santos, Jaqueline, Auxiliares de Limpeza e higienização: Natalia Quércia Santiago Santos, Rosangela Rocha Souza Lopes, Beatriz Viana Almeida Freire, Solange de Jesus Santos, Vigilantes: Paulo Cesar Rosa, Leornardo Pereira, Marcos Almeida Pereira e Alan Galvão.

O que é o SAMU?

 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192, o Governo Federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. 
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. 
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
A partir dessa atuação, o SAMU tem um forte potencial para corrigir uma das maiores queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a lentidão no momento do atendimento. Historicamente, o nível de resposta à urgência e emergência tem sido insuficiente, provocando a superlotação das portas dos hospitais e pronto-socorros, mesmo quando a doença ou quadro clínico não é característica de um atendimento de emergência. Essa realidade contribui para que hospitais e pronto-socorros não consigam oferecer um atendimento de qualidade e mais humanizado. 
O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A política tem como foco cinco grandes ações: 

* organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família; 
* estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192); 
* reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais; 
* criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e 
* estruturar o atendimento pós-hospitalar. 

A Rede Nacional SAMU 192 possui hoje 146 serviços de atendimento móvel às urgências, atendendo, com isso, 1.269 Municípios brasileiros, num total de 101 milhões de pessoas.
Fontes: G4 TV, http://www.samu192df.com.br
Fotos: http://www.itapetinga24horas.com
Edição: Clébio Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário